Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 06 de Outubro de 2016 @ 16:51

Exclusivo: Band FM dispara em São Paulo. Feliz FM e Nativa também avançam

São Paulo - Metropolitana FM, 89 A Rádio Rock e Top FM estão entre as emissoras que ampliaram as suas médias de audiência

Publicidade
São Paulo acompanhou hoje (6) mais uma atualização do panorama geral da audiência FM na capital paulista e região metropolitana, dados do Kantar Ibope Media. Talvez pela presença da propaganda eleitoral obrigatória, o meio FM oscilou negativamente na comparação com a pesquisa anterior. Porém a variação na média de ouvintes por minuto do meio FM foi pequena, além de várias emissoras apresentarem variações positivas significativas. Acompanhe o panorama parcial (05h00h, todos os dias e locais, trimestre julho a setembro/2016, FM+WEB):
 
 
Recorde
 
A Band FM 96.1 continua promovendo o principal destaque da medição da audiência FM na Grande São Paulo. Além da manutenção da liderança geral nos principais períodos da pesquisa, a 96.1 FM cravou mais um avanço na sua média de ouvintes por minuto. E o crescimento foi expressivo: beira os 200 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais, sem contar a medição WEB), número que é a melhor marca já obtida pela emissora nos últimos dez anos. Com a soma da audiência WEB, essa marca supera os 200 mil ouvintes por minuto. E a distância que separa a Band FM das demais rádios do ranking também aumentou. 
 
E a Band FM não foi o único destaque no “top 3” do FM paulistano: a Nativa FM 95.3 também cresceu de forma considerável, fato que mantém a tendência de alta que já era observada na movimentação da rádio nas últimas pesquisas. A Nativa FM está isolada na vice-liderança geral e sua média supera os 180 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB).
 
A Transcontinental FM 104.7 fecha o “top 3” e está isolada em sua colocação, além de registrar uma certa estabilidade em seu universo de ouvintes na comparação com as médias registradas pela FM nos últimos meses.
 
Mais destaques no “top 10”
 
A Metropolitana FM 98.5 apresentou uma variação positiva em sua média nos principais períodos da medição de audiência, fato que isolou a rádio na sexta colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB) e possibilitou que a 98.5 FM ocupasse essa mesma colocação no ranking comercial (06h-19h/segunda à sexta-feira), ou seja, avançou uma posição nesse período. À frente da Metropolitana FM no ranking geral estão as rádios Alpha FM 101.7 (líder no segmento adulto-contemporâneo e isolada na quarta colocação geral no 05h-00h/todos os dias) e Gazeta FM 88.1 (também isolada em sua colocação).
 
Na sequência, o “top 10” (05h-00h/todos os dias, FM+WEB) é composto por 105 FM 105.1 de Jundiaí, Mix FM 106.3, 89 A Rádio Rock FM 89.1 e Jovem Pan FM 100.9.  Detalhe para a 89.1 FM, emissora que também foi um dos destaques da pesquisa atual ao apresentar uma forte variação em sua média de audiência (na comparação com a medição anterior), cravando a sua melhor marca em relação aos resultados obtidos pela 89 nos últimos meses.
 
Disputas acirradas
 
Outro destaque da medição ficou novamente com a Feliz FM 92.5, emissora líder no segmento gospel na Grande São Paulo. A estação apresentou uma forte variação em sua média de audiência, o que resultou na melhor marca já obtida pela FM desde a sua estreia na capital paulista (ocorrida em março de 2014). Hoje a FM supera os 73 mil ouvintes por minuto na medição sem a audiência WEB (05h-00h/todos os dias - onde já ocupa a nona colocação nesse filtro). Com a adição do WEB, a 92.5 FM beira o “top 10” e supera os 75 mil ouvintes por minuto no 05h-00h/todos os dias (também é a melhor marca já obtida pela FM). E no "comercial" (06h-19h/segunda à sexta-feira/FM+WEB) a Feliz FM já aparece em sétimo geral e supera a marca de 100 mil ouvintes por minuto.
 
Nesse mesmo período (05h-00h, todos os dias, apenas FM), o ranking mostra uma grande concorrência por colocações entre a Mix FM 106.3, Feliz FM, Top FM 104.1, 89 A Rádio Rock e Jovem Pan FM, todas entre 70 a 80 mil ouvintes por minuto. Com a adição do WEB, a disputa se concentra entre 105 FM, Mix, 89 e Jovem Pan FM. 
 
É importante lembrar que a medição FM de São Paulo aponta várias rádios com volumes de audiência geral expressivos entre o “top 10” e a 17ª colocação, independente do período analisado. E cada rádio possuí um desempenho de destaque perante o público-alvo pretendido pelos projetos veiculados. 
 
Mais avanços
 
No geral, a maioria das FMs medidas apresentaram marcas muito próximas daquelas registradas no trimestre anterior. Top FM, NOVABRASIL FM 89.7, Kiss FM 102.1 e CBN FM 90.5 estão entre as rádios que também variaram de forma positiva no 05h-00h (todos os dias e locais). Também é importante destacar a oscilação vista na média da Bradesco Esportes FM 94.1, rádio que cravou a sua melhor marca de audiência na comparação com os índices registrados ao longo de sua trajetória (período coincide com a cobertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016).
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, pesquisa, Ibope, Kantar, audiência, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.