Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 07 de Novembro de 2016 @ 10:55

Migração AM-FM: 244 rádios AMs recebem a autorização para operar em FM

Brasília - Autorizações foram feitas através de uma solenidade realizada hoje (7) no Palácio do Planalto

Publicidade
Foi realizada hoje (7) uma solenidade no salão oeste do Palácio do Planalto, em Brasília, para a assinatura dos contratos de migração AM-FM de 244 rádios de diferentes estados brasileiros. A partir dessa assinatura, as estações migrantes ficam autorizadas a operar na faixa FM. A solenidade teve a presença do presidente da República Michel Temer, Rodrigo Maia (presidente da Câmara dos Deputados) e do ministro Gilberto Kassab (MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), além de outras autoridades políticas. 
 
 
Mais de 200 radiodifusores estiveram presentes na cerimônia, que foi iniciada por volta das 10h15 (horário local). O presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, foi o primeiro a se pronunciar. Ele destacou a necessidade de mudança para a faixa FM, principalmente em decorrência das interferências presentes na faixa AM (que atrapalham a operação das emissoras) e a possibilidade de integração da faixa FM com as novas tecnologias (destaque para os smartphones). 
 
Tonet também fez um apelo aos governistas presentes (em especial a Temer e Maia), pedindo a aprovação da Medida Provisória que prevê a flexibilização do horário de transmissão da Voz do Brasil (das 19h00 às 21h00), destacando a possibilidade de ampliação da audiência do programa após a aprovação da medida (que tem previsão de votação nesta semana).
 
Na sequência, Luiz Claudio Costa (presidente da ABRATEL) também discursou na cerimônia. Ele destacou a importância histórica do processo de migração AM-FM, além da força do meio radiofônico no país (ao unir o Brasil na cultura e na língua), além de frisar que o rádio é móvel há muito tempo. Luiz Claudio ressaltou também que a migração AM-FM fortalece o setor, passo que poderá manter e gerar empregos. “Muitas rádios estavam para fechar a porta, mas voltaram a ter esperança por causa da migração para o FM”, destaca Costa. O presidente da ABRATEL também faz um apelo favorável à flexibilização da Voz do Brasil.
 
Palavra do Ministério
 
Kassab (MCTIC) disse que, ao assumir a pasta das Comunicações, a migração AM-FM foi tratada como prioridade, conforme pedido de Temer ao convida-lo para dirigir o ministério. Kassab também afirmou que “a migração traz junto com ela um resultado no campo social muito expressivo, pois traz ao empresário a possibilidade de investir. Vai consolidar os empregos e gerar a criação de novas contratações”. 
 
Kassab também afirmou que o ato de hoje, da assinatura da migração das 244 rádios, atingirá cerca de 25 milhões de habitantes. 
 
O ministro também convidou Dom Raymundo Damasceno (arcebispo de Aparecida, presente na cerimônia de hoje) para uma benção às emissoras migrantes. 
 
Assinatura e Temer
 
 
Após a palavra de Kassab, representantes das cinco regiões do país (todos radiodifusores), realizaram a assinatura do termo aditivo de outorga para a faixa FM, que também contou com as assinaturas de Temer, Maia e Kassab. 
 
Na sequência, Temer teve a palavra, destacando que nesta semana terão mais duas cerimônias voltadas ao MCTIC, destacando assim a celeridade dada aos processos por parte da pasta. 
 
Ao destacar o processo da migração, o presidente também afirmou que, por ser do interior de São Paulo, sabe da relevância que o rádio local tem para os munícipes. Disse que também acompanhava as grandes rádios de centros maiores, mas tinha uma sedução pelas informações que vinham pelas emissoras locais, mostrando a importância dessas rádios para o país. Disse também que o Brasil precisa dos meios de comunicação, pois pode levar as informações ao povo.
 
Após aproveitar o momento para defender a Proposta de Emenda Constitucional que limita os gastos públicos (que atualmente tramita no Senado como PEC 55), Temer também disse que o ato de migração é fundamental para a democracia, destacando a liberdade de imprensa vivida no Brasil. “Quem ouve as AMs, poderá ouvir melhor em FM” afirma o presidente. 
 
Temer finaliza a cerimônia dizendo que o rádio ajudará o país a não afundar, fazendo uma alusão à um filme francês onde a comunicação via rádio auxiliou na salvação de pessoas que estavam em um navio que naufragou. 
 
As rádios
 
Confira a lista com as 244 emissoras AMs que assinaram hoje o termo aditivo para a outorga em FM.
 
 
Migração AM-FM: três anos
 
Hoje (7), data que também é comemorado o "Dia do Radialista", a migração AM-FM alcança a marca de três anos. Clique aqui para ler uma coluna de Eduardo Cappia sobre o tema
 
Tags: Migração AM-FM, lista, MCTIC, assinatura, FM, 3 anos

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.