Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 09 de Janeiro de 2017 @ 16:51

Exclusivo: Nativa FM e Band FM polarizam disputa pela liderança na Grande São Paulo. Gazeta FM avança

São Paulo – Transcontinental apresenta crescimento na medição de audiência. Mix FM ganha posição

Publicidade
Hoje (9) o mercado de São Paulo acompanhou a primeira atualização dos dados da audiência FM na capital paulista e região metropolitana, medição realizada pelo Kantar Ibope Media. Trata-se da última pesquisa que abrange um “período cheio” de 2016, relacionada ao trimestre outubro a dezembro. E, na comparação com a medição anterior, o rádio paulistano viu uma leve oscilação negativa na sua média de ouvintes por minuto. Acompanhe os destaques (outubro a dezembro/2016, 05h-00h, todos os dias e locais, FM+WEB):
 
 
Nativa FM vs. Band FM
 
O “top 3” não viu mudanças significativas na atual pesquisa, isso na comparação com o resultado anterior do período 05h-00h (todos os dias e locais). Ou seja, o cenário foi positivo para a Nativa FM 95.3, emissora que havia conquistado a liderança geral a partir da medição passada (atualizada em dezembro e referente ao trimestre setembro a novembro/2016). Com isso, a 95.3 FM segue na primeira colocação no 05h-00h (todos os dias, com ou sem a medição “WEB”). 
 
Já a Band FM 96.1 aparece na ponta da tabela no 06h-19h (segunda à sexta-feira – com ou sem WEB), diferente da pesquisa passada, quando a Nativa FM também passou a ocupar essa condição no topo do “período comercial”. Em resumo: a briga pelo topo segue polarizada entre Nativa FM e Band FM, emissoras controladas pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação que mantém boa vantagem em relação às demais FMs. 
 
E o “top 3” é completado pela Transcontinental FM 104.7, emissora que apresentou uma forte variação positiva em sua média de ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa anterior. A 104.7 FM está isolada na terceira colocação geral nos principais períodos da pesquisa, com ou sem a medição “WEB”.
 
Avançaram
 
O “top 10” do FM da Grande São Paulo não apresentou muitas mudanças nas médias de ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa passada. Porém duas emissoras ganharam posições. Uma delas foi a Gazeta FM 88.1, rádio que manteve a tendência de alta vista em sua média de ouvintes por minuto e alcançou a quarta colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB). É a melhor colocação obtida pela Gazeta FM na comparação com todos os resultados registrados pela FM ao longo de 2016. A 88.1 FM é seguida de perto pela Alpha FM 101.7 (quinto geral e líder no segmento adulto-contemporâneo), emissora que está estável na medição.
 
A outra emissora que avançou uma colocação no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB) foi a Mix FM 106.3, estação que passa a ocupar a oitava colocação geral nesse período, sendo a melhor colocação da rádio na comparação com as medições dos últimos meses. O atual período é o primeiro que cobre de forma integral a nova cobertura da 106.3 FM (emissora que passou por melhorias em seu sistema irradiante). 
 
Também são destaques no “top 10” a estabilidade da Metropolitana FM 98.5 (rádio que segue isolada em sexto geral e completou 1 ano nesta condição, além de ser o segundo melhor resultado histórico registrado pela FM) e o novo avanço visto na média da 105 FM 105.1 (está isolada em sétimo geral no 05h-00h/todos os dias/FM+WEB – emissora que também apresentou novidades em sua grade, principalmente na área esportiva).
 
89 A Rádio Rock FM 89.1 (nono geral) e Top FM 104.1 (décimo geral) completam o “top 10” no 05h-00h (todos os dias e locais – FM+WEB), pelotão que também conta com a Jovem Pan FM 100.9 próxima nesse mesmo período.
 
Curiosidade: no “comercial” no FM da Grande São Paulo conta com oito FMs acima dos 100 mil ouvintes por minuto (06h-19h/segunda à sexta-feira, FM+WEB) e as posições são alteradas, com a Mix FM em sexto geral, Top FM pula para sétimo, além da Feliz FM 92.5 (líder no gospel) e Jovem Pan FM avançarem para o “top 10”, ocupando a nona e a décima colocações respectivamente.
 
Mais destaques
 
No geral, o FM paulistano não viu mudanças significativas na comparação com o resultado anterior. Segue intensa a disputa por colocações próximas do “top 10” no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB), com destaque para a distância que separa a Feliz FM e a Rádio Disney FM 91.3 (ordem invertida na atual pesquisa). NOVABRASIL FM 89.7, CBN FM 90.5, Antena 1 FM 94.7 e Kiss FM 102.1 aparecem na sequência, rádios que estão bem próximas no 05h-00h (FM+WEB, todos os dias e locais).
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, Panorama, São Paulo, destaques

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.