Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 17 de Janeiro de 2017 @ 09:23

OAB/AL alerta rádios sobre ilegalidade na veiculação de publicidade de advocacia

Maceió – Código de Ética da categoria veda publicidade em rádio e TV

Publicidade
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Fernanda Marinela, convocou os representantes das empresas de rádio do Estado, assim como o presidente do Sindicato dos Radialistas, Paulo Guedes, para uma reunião com o objetivo de alertar para irregularidades cometidas por emissoras na veiculação de publicidade referentes à advocacia. Pelo Código de Ética e Disciplina da Advocacia, é vedada a veiculação da publicidade por meio de rádio, cinema e televisão com divulgação de serviços de advocacia.
 
 
A demanda de denúncias recebidas pela Seccional preocupa e levou a instauração de processos no Tribunal de Ética e Disciplina (TED). A OAB Alagoas também é obrigada a repassar as informações para a Polícia Federal, o que pode acarretar em problemas maiores às empresas de rádio que em muitos casos não tem a ciência do cometimento da irregularidade.
 
“As denúncias chegam a OAB Alagoas constantemente e nossa primeira obrigação é abrir um processo no TED para investigar a real situação e aplicar as providências necessárias, mas isso fica restrito ao advogado que infringiu a lei. Só que a OAB é um órgão federal e por isso as informações devem ser obrigatoriamente repassadas à Polícia Federal e essa é nossa maior preocupação, já que em caso de representação as emissoras que participarem da ilegalidade podem entrar como coautoras no processo, muitas vezes sem ter ciência do que a lei diz. Essa reunião tem esse objetivo, alertar sobre o que pode ou não pode para que as rádios não cometam essa irregularidade. Se cometerem a partir de agora será com consciência e certos de que podem sofrer com as penalidades”, explicou a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela.
 
O presidente do TED da OAB Alagoas, Telmo Calheiros, também participou da reunião e evidenciou a preocupação da Seccional com o cometimento das irregularidades principalmente no interior e aproveitou para reforçar que as empresas também podem ser responsabilizadas.
 
“Temos consciência que em muitos casos essa veiculação é contratada e sem que a emissora tenha o conhecimento do que a lei permite ou não em relação a essa divulgação de serviços referentes à advocacia no geral. Mas diante da instalação de um processo pela Polícia Federal há a possibilidade de que a empresa também assuma com a responsabilidade da ilegalidade. Tem programa no interior que é totalmente voltado a divulgação dos serviços de um advogado. As chamadas do programa são: ‘você tem um problema nessa ou naquela área? Então pergunte ao doutor’. E os problemas aparecem em diversas áreas da advocacia realmente. Há inclusive a veiculação dos dados de contato e endereço de escritório para procurar o referido profissional o que é proibido por lei e um absurdo. Estamos instaurando processos internos no TED para verificar a situação com esses advogados, que podem responder em caso de constatação da denúncia, que quando é encaminhada a PF acaba atingindo as empresas também”, ressaltou.
 
O Sindicato dos Radialistas, por meio de seu presidente, expressou o contentamento na preocupação da OAB Alagoas e no contato anterior ao encaminhamento das denúncias, visto a possibilidade de sanar os problemas.
 
“Infelizmente, o sindicato não tem poder de veto. Essa contratação é de responsabilidade da parte comercial de cada empresa. Lógico que sempre orientamos a seguir o que a lei determina e isso em todas as áreas. Nos comprometemos a oficializar as rádios que tenham infringido essa lei e também aproveito para solicitar a OAB Alagoas o encaminhamento dessas informações para o nosso sindicato para que possamos estudar o contato com essas emissoras”, expôs Paulo Guedes, durante a reunião.
 
A reunião foi finalizada com o comprometimento da Seccional Alagoana em oficializar os representantes que atenderam ao convite assim como as demais rádios do Estado.
 
Com informações do Caoa Minuto
Tags: Rádio, Alagoas, OAB, publicidade

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.