Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2017 @ 07:46

Curiosidade: Band FM e Nativa FM contam com campanhas sobre liderança de audiência em São Paulo

São Paulo – Cada uma é líder em um período importante da medição realizada pelo Kantar Ibope Media

Publicidade
Um fato curioso e importante está chamando a atenção do mercado de São Paulo. As rádios Band FM 96.1 e Nativa FM 95.3 contam com campanhas relacionadas à “liderança de audiência”. Como isso é possível? Cada rádio é líder geral em um período importante da medição realizada pelo Kantar Ibope Media. A Band FM aparece na liderança do chamado “ranking comercial” (06h-19h/segunda à sexta-feira/FM+WEB) e a Nativa FM aparece no topo da tabela no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). As duas situações foram observadas na medição atual, atualizada no início de janeiro.
 
 
O quadro aponta um quadro muito confortável para o Grupo Bandeirantes de Comunicação, que é responsável pela operação das duas emissoras. A Band FM, emissora popular de programação mais eclética (conta com os ritmos sertanejo, pop, funk, pagode, entre outros), liderou o ranking FM da Grande São Paulo na maioria das pesquisas realizadas em 2016, quadro que foi alterado na pesquisa de dezembro passado (referente ao trimestre setembro a novembro/2016), quando a Nativa FM (também popular, porém com grade musical voltada a linha “romântica”) chegou a liderança geral no 05h-00h (todos os dias/FM+WEB) e 06h-19h (segunda à sexta-feira/FM+WEB).
 
Porém, na medição mais recente (outubro a dezembro/2016), a Band FM reagiu no “comercial” e voltou para a primeira colocação no 06h-19h (segunda à sexta-feira/FM+WEB), enquanto a Nativa FM sustentou a liderança no 05h-00h (todos os dias/FM+WEB). De qualquer forma, a liderança geral está segura nas mãos do Grupo Bandeirantes, que observa uma disputa interna pela liderança entre as duas FMs. As rádios Band FM e Nativa FM mantém uma vantagem considerável em relação às demais FMs medidas no mercado paulistano, isso nos períodos que consideram a audiência média (ouvintes por minuto). 
 
Campanha da Nativa FM na internet / Reprodução-Facebook
 
Na internet, Band FM e Nativa FM contam com artes relacionadas às suas colocações na medição realizada pelo Kantar Ibope Media, onde informam que estão “em primeiro lugar”. O Grupo Bandeirantes já chegou a destacar a “dobradinha” no topo do ranking FM de São Paulo, com campanhas que foram disparadas ao mercado.
 
Variações, recortes e outras ferramentas
 
A pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes, sendo um mapa do comportamento da audiência radiofônica nos principais mercados do país. Os períodos 05h-00h (todos os dias) e 06h-19h (segunda à sexta-feira) estão entre os preferidos para a apresentação do desempenho das rádios na corrida por audiência, porém dados como “share” e “alcance máximo” também são utilizados com certa frequência pelas emissoras. E, dentro dos períodos, é possível determinar quem lidera em determinado segmento de atuação ou faixa horaria, com vários recortes da audiência FM.
 
Por exemplo: a Jovem Pan FM 100.9 AM 620 tem veiculado várias campanhas institucionais onde mostra o desempenho de audiência de suas atrações jornalísticas no mercado paulistano, segmento que conta com a rádio como líder. E a rádio detalha em números e horários: 203 mil ouvintes por minuto das 06h às 10h (Jornal da Manhã), 138 mil das 10h às 11h30 (Jovem Pan Morning Show) e 160 mil das 18h às 19h (Os Pingos nos Is). Esses números são relacionados à atualização ocorrida em dezembro (trimestre setembro a novembro/2016).
 
Infográfico divulgado pela Jovem Pan / Reprodução-Facebook (clique na imagem acima para ampliar)
 
O mercado também tem acompanhado os dados das medições on-line, através de outra ferramenta do Kantar Ibope Media. Trata-se do Ibope Tagwave, cenário que conta com as rádios Antena 1 FM 94.7 e Mix FM 106.3 como destaques, conforme informado recentemente pelo tudoradio.com. Ambas contam com campanhas sobre o desempenho nessa ferramenta.
 
Sinais das rádios 95.3 FM e 96.1 FM – Ouça on-line e veja os alcances de sinal das rádios Band FM, Nativa FM e de outras FMs paulistanas. Escolha: Grande São PauloGrande SorocabaGrande CampinasBaixada SantistaVale do Paraíba e Vale do Ribeira / Litoral Sul.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Nativa FM, Band FM, audiência, São Paulo, medição, ranking, campanhas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.