Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 09 de Fevereiro de 2017 @ 07:43

Panorama: Jovem Pan segue líder no jornalismo em São Paulo neste início de 2017

São Paulo – Já nas transmissões esportivas, a 105 FM lidera e é seguida pela Jovem Pan

Publicidade
O ano de 2017 começou com o mesmo panorama visto no final de 2016 nos segmentos jornalístico e esportivo na Grande São Paulo. Segundo o Kantar Ibope Media, a Jovem Pan AM 620 FM 100.9 segue líder nos horários nobres do jornalismo na capital paulista, enquanto a 105 FM 105.1 de Jundiaí tem o maior volume de audiência entre as rádios voltadas às transmissões esportivas. Porém, como é de costume para a época, os picos de audiência da maioria das emissoras esportivas/jornalísticas foram reduzidos na comparação com os meses anteriores, devido a ausência de campeonatos de futebol e também férias de atrações jornalísticas. Acompanhe:
 
 
Jornalismo no período da manhã
 
O levantamento é relacionado ao trimestre novembro/2016 a janeiro/2017, ou seja, já contempla um mês do ano novo, mas também “pega em cheio” um período de férias de várias atrações e comunicadores do rádio. Mesmo assim, o cenário entre as concorrentes no segmento segue inalterado: a Jovem Pan continua na liderança do “horário nobre” do jornalismo, compreendido entre as 06h e as 10h de segunda à sexta A vantagem perante as demais rádios “all-news” é considerável, com a Jovem Pan alcançando a marca de 172 mil ouvintes por minuto, quase 50 mil de diferença para a segunda colocada. Na faixa das 06h às 10h, a emissora conta com o “Jornal da Manhã”.
 
Ainda no período da manhã, o Jovem Pan Morning Show também detém a liderança em seu segmento, com marcar acima dos 124 mil ouvintes por minuto.
 
Também é destaque a consolidação da CBN FM 90.5 AM 780 na vice-liderança entre 06h e 10h do jornalismo em São Paulo, com larga vantagem para as demais concorrentes
 
Volta pra casa
 
Entre o final da tarde e o início da noite, outro período importante para o jornalismo no rádio, a Jovem Pan também aparece na liderança do segmento. A atração “3 em 1”, que já ocupava a grade no final de 2016, mas teve o seu horário ampliado no início de 2017, posicionou a emissora no topo do ranking do jornalismo entre 17h e 18h. E o programa “Os Pingos nos Is” (que esteve em férias durante o mês de janeiro), também é líder no jornalismo, com quase 70 mil ouvintes por minuto de vantagem para a segunda colocada. Com as férias, a vantagem diminuiu (o “3 em 1” ocupou a faixa do “Os Pingos nos Is” em janeiro).
 
Também chama a atenção a evolução da Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840, que assumiu a segunda colocação entre as “News” entre 17h e 19h00 a partir da atual medição. Vale lembrar que a emissora passou a contar com o programa “Os Bastidores do Poder”, mudando o perfil da Rádio Bandeirantes na faixa horária (até novembro a rádio se dedicava ao futebol entre o final da tarde e o início da noite).
 
Futebol
 
A 105 FM 105.1 continua com o maior volume de audiência nas transmissões de futebol na Grande São Paulo, seja nas medições relacionadas às jornadas de domingo, quarta, quinta e sábado, liderando entre as nove principais estações que contam com futebol em suas grades. E, entre as news”, a Jovem Pan aparece na liderança nesses mesmos dias, sendo a segunda colocação no geral entre as rádios que contam com jornadas esportivas.
 
Porém, as médias gerais de audiência das rádios esportivas caíram em relação às pesquisas anteriores, devido a ausência de campeonatos regulares entre dezembro e janeiro. A tendência é de que esses valores sejam ampliados a partir de fevereiro. A única que não seguiu a tendência de queda foi a BandNews FM 96.9, principalmente nos resultados das jornadas de domingo, sábado e quinta-feira. 
 
AM e FM?
 
A soma das audiências AM e FM no segmento é comum pelo mercado, considerando que as principais rádios do segmento jornalístico contam com transmissões simultâneas nas duas faixas. Em São Paulo isso acontece com rádios como a já citada Jovem Pan, além de CBN FM 90.5 AM 780 e Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840. Antes a BandNews FM 96.9 era a única concorrente “só FM”, porém a partir de 2015 a Rádio Estadão FM 92.9 também engrossou essa lista entre as jornalísticas.
 
No Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em Porto Alegre também ocorre a soma das faixas para destacar o desempenho de atrações importantes das rádios que possuem transmissões simultâneas.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, jornalismo, audiência, Kantar, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.