Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2017 @ 10:11

Levantamento aponta que 90% dos curitibanos ouvem rádio todos os dias

Curitiba - A média de consumo na capital paranaense é de mais de 4 horas por dia

Publicidade
A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) fez um recorte da audiência do rádio na capital do estado usando a pesquisa Book de Rádio, do Instituto Kantar Ibope Media. Segundo o levantamento, Curitiba conta com uma das maiores audiências do rádio entre as capitais pesquisadas pelo projeto. Segundo o Book de Rádio, Curitiba conta com 90% dos curitibanos que ouvem rádio todos os dias.
 
 
A primeira constatação já deixa claro o quanto o meio está presente no dia a dia da capital paranaense: 90% dos curitibanos ouvem rádio e a média de consumo é de 4 horas e cinco minutos. Outro importante dado é que 36% dos ouvintes são da classe A/B, 48% da C e 16% da D/E.
 
Para o diretor de comunicação da Aerp e diretor executivo da Massa FM 97.7, Luiz Benite, a pesquisa demonstra o que todos já sabem. “É só sair nas ruas, entrar nos comércios, olhar no carro das pessoas, todos estão ouvindo rádio. O que nos deixa feliz é que, agora, está comprovado com a chancela do Ibope. Isso facilita para o cliente anunciar no rádio. Se o anunciante ficar em dúvida a pesquisa vem e comprova a força do rádio”, ressaltou.
 
Audiência
 
Segundo a pesquisa, a audiência comportamental conta com um novo olhar sobre o consumo dos meios. Com a evolução das métricas, agora é possível ir além dos dados demográficos para entender os públicos. Por exemplo, analisar quais os hábitos, preferências, opiniões, comportamento e consumo dos ouvintes de rádio.
 
Para Dora Câmara, diretora-executiva-comercial Brasil da Kantar Ibope Media, as informações contribuem para que anunciantes e agências estruturem de forma mais personalizada e efetiva suas campanhas no rádio. Em Curitiba, por exemplo, ouvintes gostam de sair para caminhar e vão fazer reformas nos próximos 12 meses. “Entender esses hábitos é fundamental para que as marcas segmentem suas ações”.
 
Os resultados também auxiliam os anunciantes a identificar possíveis oportunidades e nichos. Em Curitiba, por exemplo, os ouvintes são fiéis as marcas que gostam, procuram sempre estar atualizados profissionalmente e acham importante manter a forma física. “A pesquisa reforça o quanto o rádio pode ser segmentado para falar com vários públicos, agrega valor e frequência, além de disponibilizar informações qualitativas e quantitativas que baseiam essa decisão do anunciante”, finaliza Dora.
 
Publicidade no Rádio
 
O rádio é excelente para os negócios. Além de insights sobre o perfil demográfico do ouvinte, o estudo trouxe ainda informações sobre a compra de espaço publicitário no meio, incluindo principais categorias e anunciantes.
 
De janeiro a novembro de 2016, foram veiculadas 4,5 milhões de inserções publicitárias de 9.850 anunciantes diferentes, dos quais, 46% exclusivos do meio rádio.
 
Para Luiz Benite, quase metade dos comerciais foram veiculados somente no rádio e em nenhum outro meio de comunicação. “Quem anuncia no rádio tem resultado. É incrível a força atual do rádio”, conclui Benite.
 
Com informações da AERP
Tags: Rádio, Kantar, Book de Rádio, pesquisa, Curitiba, AERP

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.