Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 24 de Março de 2017 @ 10:57

Após um ano, cerca de 83 AMs já estão operando em FM em todo o Brasil

Brasília – Mais de 400 emissoras já estão em condições de fazer a migração

Publicidade
O último dia 18 de março marcou o primeiro ano do início efetivo da migração AM-FM no Brasil. A então Rádio Progresso AM 1310 de Juazeiro do Norte (no interior cearense) foi a primeira rádio a fazer a sua adaptação de outorga e começou a transmitir sua programação em 97.9 FM no interior cearense. Neste período de um ano e segundo informações levantadas pela redação do tudoradio.com, mais de 80 emissoras AM já estão operando em FM.
 
 
As rádios que estão realizando a migração fazem parte do primeiro lote. Além das 83 rádios que já estão operando, mais de 400 também já estão em condições de fazer a adaptação da outorga. O primeiro lote contempla as emissoras que obtiveram espaços no “FM convencional” para operar (espectro que vai de 88.1 FM a 107.9 FM). Nos locais onde a faixa FM já está congestionada será aberto o “FM estendido”, operando de 76 FM a 87 FM.
 
O processo para a adaptação das emissoras no FM estendido também está em andamento com o desligamento do sinal analógico da TV aberta. Várias cidades já realizaram o switch off e, no próximo dia 29, a Grande São Paulo e outras cidades do estado também iniciarão o desligamento do sistema analógico.
 
Durante o ano de 2016, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) deu o aval para 283 rádios de todo o Brasil fazerem a migração da faixa de AM para FM. Para permitir a migração, o MCTIC está firmando com as rádios termos aditivos ao contrato original de concessão da outorga. 
 
Para agilizar o processo de assinatura dos termos, o MCTIC está realizando mutirões nos estados. O primeiro foi realizado em fevereiro em Santa Catarina e contou com a presença do ministro Gilberto Kassab, representantes da ABERT, ACAERT e radiodifusores.
 
A caravana está em Belo Horizonte nesta sexta-feira (24) com o ministro Gilberto Kassab, representantes da AMIRT, ABERT, radiodifusores e da Biquad Broascast, no auditório da Academia Mineira de Letras. O estado possui o maior número de rádios que vão realizar a migração no Brasil. A caravana vai percorrer o país ao longo de 2017, realizando mutirões para ajudar na conclusão do processo.
 
A equipe técnica do portal acompanha de perto a evolução das migrantes AM-FM pelo espectro, assim como a “convivência” das novas emissoras com as estações que já ocupavam canais entre 88.1 FM e 107.9 FM. E o radionauta também pode acompanhar através do endereço https://tudoradio.com/dials
 
E conheça o nosso “Mapa da Atualização”, que diariamente detalha as mudanças do espectro: clique aqui e confira!
 
Faltou alguma migrante AM-FM na listagem do portal? Informe via [email protected] ou através de nossas redes sociais. Participe!
Tags: Rádio, migração, AM-FM, MCTIC, radiodifusão

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.