Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 05 de Abril de 2017 @ 07:48

Curiosidade: Rádio Cultura retorna ao dial FM da Baixada Santista através da migração AM-FM

São Vicente - Antiga Rádio Cultura AM teve o seu processo de migração finalizado e já opera na faixa FM “convencional”

Publicidade
O estado de São Paulo conta com mais uma migrante AM-FM operando na faixa FM. Trata-se da tradicional Rádio Cultura AM 930, concessão de São Vicente que já está operando em 95.7 FM. A emissora está executando uma programação musical intercalada de chamadas que identificam a estação. A Rádio Cultura AM 930 é a única migrante AM-FM da Baixada Santista que obteve um espaço no chamado FM “convencional” (de 88.1 FM a 107.9 FM).
 
 
As transmissões em 95.7 FM foram iniciadas no último sábado (1º) e, segundo relatos de colaboradores do tudoradio.com, a recepção é de qualidade local em praticamente toda a Baixada Santista (exceto em pontos determinados, pois a sintonia 95.7 FM é normalmente ocupada por FM supostamente clandestinas na Baixada Santista). A programação musical da Rádio Cultura mistura “hits” internacionais e nacionais de diferentes épocas, intercalada com a seguinte frase: “Você lembra da radio Cultura 930 KHz? Agora ela migrou para 95,7 FM a mais nova migração do radio para o FM”.
 
O nome “Rádio Cultura” deixou os dials AM e FM da Baixada Santista em setembro de 2015, quando a programação que carregava a marca foi encerrada em 930 AM e 106.7 FM (estação que desde o ano passado atua como Mix FM 106.7). No último ano a 930 AM estava repetindo a programação da Saudade FM 99.7, após um período da operação da evangélica Rede do Bem FM nos dois canais (entre 2015 e 2016). 
 
A migrante AM-FM em 95.7 FM é classe C de operação, porte que possibilitou a sua ida para a faixa FM convencional (migrantes tem aceitado a proposta de reduzir as suas potências de operação para serem enquadradas no FM tradicional, isso quando a lotação atual do espectro permite tal adequação). 
 
Ainda não há uma informação sobre um retorno definitivo da Rádio Cultura ao dial FM da Baixada Santista ou se outro projeto artistico ocupará a 95.7 FM.
 
Mais uma migrante AM-FM
 
Outras duas migrantes AM-FM iniciaram as suas transmissões no dial FM convencional do estado de São Paulo. No último dia 3 ocorreu a estreia da Rádio Cidade FM 106.5 de Matão, emissora originada em 890 AM. E, na semana passada (29 de março), o mercado paulista viu a estreia da Rádio Alvorada FM 95.3, migrante originada em 970 AM e que opera a partir de Estrela d’Oeste (região de Fernandópolis).
 
Ao todo são 18 migrantes AM-FM já ativas no estado de São Paulo, segundo mapeamento do Dials AM/FM do portal tudoradio.com. No Brasil o número de migrantes nessa situação chega a 88, segundo o mesmo levantamento.
 
Acompanhe a lista de migrantes AM-FM ativas na faixa FM no estado de São Paulo:
 
88.5 FM - Torre Forte FM - Buritama
88.7 FM - Rádio Clube - Birigui
89.3 FM - Rádio Assunção - Jales
90.9 FM - CBN - Mirassol
92.5 FM - Rádio Brasil 92 FM - Adamantina
93.5 FM - Independente - Barretos
95.3 FM - Alvorada FM - Estrela d'Oeste 
95.5 FM - Difusora FM - Catanduva
95.7 FM - Rádio Cultura - São Vicente
96.1 FM - Transamérica Hits - Auriflama
98.5 FM - Regional FM - São Joaquim da Barra
99.1 FM - Rádio Paranapanema - Piraju
100.5 FM - Santa Fé FM - Santa Fé do Sul
101.3 FM - Rádio Globo - Catanduva
102.7 FM - Transamérica Hits - Cardoso
103.3 FM - Jovem Pan News - Barretos
106.5 FM - Cidade FM - Matão 
107.3 FM - Vale FM - José Bonifácio
 
Colaborações de Marcos Kalixto e Carlos Eduardo
 
Migração AM-FM - Saiba detalhes sobre o processo de migração das rádios AMs para a faixa FM: clique aqui
 
Sinal da 95.7 FM - Acompanhe o alcance de sinal da atual Rádio Cultura e de outras FMs na Baixada Santista: clique aqui.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Migração AM-FM, sinal, cobertura, dials, mapa, estados, panorama, programação, perfil, gênero

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.