Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 20 de Dezembro de 2018 @ 17:09

Curiosidade: Montadoras intensificam presença do FM estendido em carros no Brasil

São Paulo – Hyundai e Ford já comercializam modelos com rádios com a faixa estendida

Publicidade

O tudoradio.com noticiou recente que a indústria de rádios automotivos passou a aumentar a oferta de aparelhos com a faixa estendida do FM. Um dos casos foi a Pionner, que está divulgando para a mídia a produção de modelos que contam, inclusive, com o RDS. Além disso, as montadoras também passaram a investir no dial estendidos nos novos carros.

Segundo uma matéria publicada no site da AERP, as montadoras Ford e Hyundai que estão comercializando modelos que garantem a recepção na faixa estendida. O modelo da Hyundai HB20 conta com a faixa estendida desde 2015. 

O Creta, lançado em 2017, também chegou ao mercado já com o dial estendido. Entre os modelos importados da marca que estão disponíveis no mercado brasileiro, contam com a faixa estendida o Hyundai ix35, o Hyundai New Tucson e a camioneta Hyundai HR.

Na Ford, os novos modelos EcoSport e da Linha Ka já operam na faixa estendida de FM. A tendência é que os futuros lançamentos da marca também ofereçam esta capacidade de transmissão.

Portaria interministerial determina a liberação da faixa estendida do FM

A partir de 1º de janeiro de 2019, todos os aparelhos de rádio produzidos no Brasil deverão sair de fábrica com a faixa de FM entre 76MHz e 108MHz. É o que determina a Portaria Interministerial nº 68 de 21 de setembro de 2017, assinada pelos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Outro exemplo é a Pioneer, líder mundial no segmento de som automotivo, que anunciou o lançamento do DEH-X500BR. O novo som da Pioneer possui outros recursos já presentes nos equipamentos da marca, como a conexão via Bluetooth, e já vem com a faixa estendida do FM (76 MHz a 108 MHz). Além disso, o rádio também conta com a tecnologia RDS 7, sistema que oferece informações de texto juntamente com a recepção de FM.

Nesta semana, Pionner anunciou mais dois modelos que contam a faixa estendida. O MVH-S218BT, que também permite que o usuário possa realizar chamadas de viva-voz e streaming de áudio através do bluetooth embutido com microfone interno, além de contar com a tecnologia RDS. Já o media receiver MVH-S118UI possibilita plugar pendrives ou smatphones na entrada USB frontal, reproduzindo arquivos nos formatos MP3, WMA E WAW, além da faixa estendida.

Tags: Rádio, faixa estendida, montadora, automotivo, carros

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.