Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 03 de Outubro de 2012 @ 12:06

Mais AM em FM: Rádio Caxias passará a contar com FM na Serra Gaúcha. Rede Aleluia deixa o dial

Caxias do Sul – Rede Aleluia deixará o canal ocupado em FM para a estréia da Caxias

Publicidade

Uma novidade importante para o mercado de rádio do Sul do país. A tradicional Rádio Caxias AM 930 de Caxias do Sul já anuncia sua ida para o FM da serra gaúcha. A estação cotada para receber o sinal da jornalística estação Caxias AM é a atual Rede Aleluia FM 93.5, rede religiosa/evangélica de abrangência nacional que atua na cidade gaúcha desde 2007, quando substituiu a Band FM no dial. Com a ida da Rádio Caxias para o FM a cidade de Caxias do Sul passará a contar com três FMs jornalísticas/esportivas, sendo que recentemente o mercado local passou a contar com a Rádio Gaúcha FM 102.7. 

Segundo informações locais Rádio Caxias passará a ocupar a estação 93.5 FM a partir do próximo domingo (7 de outubro), data que também será marcada pela realização das eleições municipais em todo o país. Com a alteração a Rádio Caxias AM 930 terá toda a sua programação disponível em 93.5 FM (uma das estações mais abrangentes do interior gaúcho), além de manter seu trabalho no mercado de rádio AM, sendo a única estação de Caxias do Sul a operar nas duas faixas (já que a Radio Gaúcha ocupa apenas a 102.7 FM). A Rádio Caxias também criou uma campanha a respeito da transmissão em FM (clique aqui e veja o vídeo).
 
Com a ida da Caxias para a dial FM o mercado da serra gaúcha passará a contar com a expressiva marca de três estações em FM que possuem o jornalismo como foco de seus trabalhos, além do esporte (com ênfase no futebol). Além das já citadas Rádio Caxias e Rádio Gaúcha, Caxias do Sul e arredores contam também com a Viva News FM 92.5 de Bento Gonçalves, estação que nos últimos anos assumiu um caráter de programação jornalística. A Viva News está no ar em FM desde junho de 2009 quando substituiu a jovem/pop SP3 FM em 92.5 FM e a Rádio Gaúcha substituiu a adulta-contemporânea Itapema FM em 102.7 em 3 de setembro desse ano.
 
A 93.5 FM já foi uma estação tradicional e local em Caxias do Sul através dos trabalhos como 93 FM e Studio 93 FM (durante os anos 90). Em 2006 a estação teve uma passagem relâmpago pela rede liderada pela Band FM 96.1 de São Paulo e, no ano seguinte, já assumiu a programação religiosa da Rede Aleluia. Agora a rádio é cotada para ser a repetidora da Rádio Caxias AM em FM. Outro detalhe curioso relacionado ao canal é o fato da rádio ser vizinha de dial da Rádio Gaúcha FM 93.7 de Porto Alegre, estações que se “encontram” no caminho entre a capital do estado e a Serra Gaúcha. As duas FMs estão entre as estações mais abrangentes do Rio Grande do Sul.
 
Jornalismo em FM no interior da Região Sul do país
 
Caxias do Sul não é a única praça sulista com FMs dedicadas ao jornalismo. Ainda no Rio Grande do Sul a própria rede liderada pela Rádio Gaúcha já possibilitou o crescimento do segmento em áreas do interior do estado, tendo a Rádio Gaúcha FM 105.7 de Santa Maria como exemplo mais recente. Essa mesma marca pretende a chegar em breve nos FMs de Pelotas e Passo Fundo. Em Santa Catarina a região de Joaçaba passou a receber o sinal da Rádio Catarinense AM 1270 em 93.7 FM. No Paraná há anos os mercados contam com a Rede CBN em frequências FMs (CBN FM 95.5 de Maringá e CBN FM 93.5 de Londrina).
 
Nas capitais do sul há FMs jornalísticas em Curitiba (BandNews FM 96.3 e CBN FM 90.1) e Porto Alegre (BandNews FM 99.3, Rádio Gaúcha FM 93.7 e Rádio Guaíba FM 101.3).
 
Colaboração de Gaúcho Rádios

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio Caxias, AM em FM, retransmissão, Rede Aleluia, jornalismo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.