Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 11 de Outubro de 2012 @ 15:23

Audiência MG: Itatiaia mantém a liderança no FM de Belo Horizonte

Belo Horizonte – Mercado recua em Belo Horizonte, porém lideres mantém números próximos das médias anteriores

Publicidade

Saiu mais um panorama importante da audiência FM. Trata-se da medição referente ao mercado de Belo Horizonte, considerado um dos principais mercados de rádio da América Latina. A pesquisa é do Instituto Ibope e aponta um leve recuo na média geral da audiência FM de Belo Horizonte, acompanhado o que já foi destacado sobre o mercado de Curitiba e diferente do que foi registrado em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mesmo com a ligeira queda na média do FM, algumas estações importantes registraram números bem próximos dos índices da medição anterior. Acompanhe (julho a setembro/2012, 05h-00h, todos os dias e locais, medição confrontada com o trimestre junho a agosto/2012, mesmo período):

A Itatiaia FM 95.7 segue como o destaque no mercado de Belo Horizonte. A emissora jornalística/esportiva que conquistou a liderança de audiência na medição anterior viu na pesquisa atual uma leve oscilação positiva em seus números, fato que contribuiu para a manutenção do primeiro lugar na capital mineira. A Itatiaia continua com a expressiva marca de mais de 102 mil ouvintes por minuto de média no 05h-00h (todos os dias e locais), sendo uma das frequências em FM mais sintonizadas do país. A Liberdade FM 92.9, atual vice-líder geral, também oscilou positivamente na pesquisa e segue próxima da Itatiaia, registrando uma marca próxima dos 100 mil ouvintes por minuto.
 
Na sequência do ranking aparecem três estações que continuam isoladas em suas colocações e que também acompanharam a tendência de recuo do mercado de Belo Horizonte. A BH FM 102.1 está em terceiro geral e viu uma leve oscilação negativa em seus números na comparação com a pesquisa passada. A líder isolada no segmento religioso/gospel, 107 FM 107.5, também oscilou negativamente na pesquisa, porém não tem sua colocação ameaçada por outra FM no ranking. A Extra FM 103.9 (rádio que deixou o mercado no último dia 1º de outubro para a estréia da Nativa em Belo Horizonte) também oscilou negativamente, mas encerrou seus trabalhos isolada no quinto lugar geral.
 
A Jovem Pan FM 99.1 continua na liderança do segmento jovem/pop de Belo Horizonte, mas viu a aproximação da 98 FM 98.3 no ranking geral (rádio que não acompanhou a tendência de queda do mercado e registrou uma melhora em seu índice na comparação com os números anteriores). O segmento jovem/pop de Belo Horizonte ficou restrito às duas emissoras, gerando uma expectativa de ampliação no “teto” de audiência que essas duas FMs podem conquistar em 2013. Desde agosto a 91,7 FM deixou de operar orientada ao segmento jovem e assumiu uma grade popular, hoje chamada de Fã FM 91.7 (nome do projeto que estreou no último dia 8 de outubro).
 
Mais destaques: A Alvorada FM 94.9 melhorou novamente os seus números médios em Belo Horizonte, passando a registrar um de seus melhores desempenhos na pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. A Alvorada segue isolada na liderança do segmento adulto-contemporâneo, gênero que inicia o mês de outubro com novidade: a antiga CDL assumiu o nome fantasia “102,9 FM” em 102.9 FM, mudança ocorrida no último dia 1º. A 102.9 FM registrou uma ampliação de seus números na pesquisa atual, diferente das rádios Antena 1 FM 105.1 e Guarani FM 96.5 que recuaram na pesquisa.
 
A Transamérica Hits FM 88.7 cravou mais um resultado positivo e já registra o seu melhor desempenho em Belo Horizonte, porém segue com a expectativa de como o seu projeto irá se comportar nos próximos meses. Recentemente a Transamérica fechou a contratação de parte da equipe remanescente da Extra FM, além de manter algumas atrações que eram veiculadas até o final de setembro em 103.9 FM. Os atuais números da Transamérica em Belo Horizonte são relacionados à programação via-satélite gerada em São Paulo. 
 
Em resumo as primeiras colocações (ranking que conta com 22 FMs participantes) ficaram organizadas da seguinte forma: Itatiaia FM 95.7, Liberdade FM 92.9, BH FM 102.1, 107 FM 107.5, Extra FM 103.9, Alvorada FM 94.9, Jovem Pan 2 FM 99.1, 98 FM 98.3, Transamérica Hits FM 88.7, Nossa Rádio FM 97.3 e 91,7 FM 91.7.
 
Clique aqui e veja o panorama anterior da disputa por audiência em Belo Horizonte

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, Panorama, Itatiaia, Liberdade, Alvorada

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.