Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 08 de Novembro de 2007 @ 00:00

Padrão de rádio digital no Brasil fica para o próximo o ano

Brasília – Padrão de rádio digital deverá sair em abril de 2008, segundo a expectativa do governo federal. Sistema continua em estudos e os testes seguem em várias rádios no país
Publicidade
Até abril de 2008, essa é a expectativa que o governo federal tem em definir o melhor modelo de rádio digital a ser adotado no Brasil. De acordo com Daniel Pimentel Slaviero, Presidente da Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), durante todo o mês de novembro serão feitos testes no padrão norte-americano - o Iboc (In Band on Channel).

Segundo Slaviero, o padrão americano é o único que atende as características da radiodifusão brasileira, pois opera na mesma banda e freqüência em AM e FM. O sistema já vem sendo testado por 16 emissoras desde 2005 e agora conta o acompanhamento e a orientação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e da Universidade Mackenzie, que também está realizando testes para dar maior confiabilidade e comprovar a eficácia dessa tecnologia.

Para o presidente da Abert, o objetivo é formatar resultados dos testes até meados de dezembro e enviar a análise para o Ministério das Comunicações. Definido o padrão digital adotado no Brasil, isso deve ocorrer em abril de 2008, a estimativa é que até três anos depois todas as capitais brasileiras tenham pelo menos uma emissora operando no sistema digital.

Para os ouvintes, as vantagens do rádio digital será a melhora da qualidade do sinal e de alguns serviços agregados.  A rádio AM ficará com a qualidade de FM e a FM com qualidade de CD. Já os serviços agregados serão desde informações sobre a letra da música até temperatura que irão passar no visor do rádio receptor.

Mas para ter acesso essa nova tecnologia, o consumidor precisará comprar um receptor, que deverá custar inicialmente R$ 350,00; porém, o valor deve baixar à medida que a nova tecnologia for difundida. No Brasil, o potencial de mercado é estimado em 200 milhões de receptores.


Leia mais:
24.10 - Adiada a definição do padrão de rádio digital no Brasil


Por Robson Ribeiro / Fonte: Abert – 08/11/2007
[email protected]





Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!






Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.