Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 14 de Janeiro de 2013 @ 08:01

Exclusivo: Globo FM estréia no Recife ocupando canal que seria da Esportes FM

Recife – Inicio das transmissões ocorreu no último sábado, decretando o fim da Esportes FM

Publicidade

Novidades no FM do Recife: a capital pernambucana passou a receber o sinal da Globo FM 97.1, rádio que segundo informações locais é operada pelo mesmo sistema proprietário da Globo FM 89.9 de Caruaru, no ar desde 2008 (e antiga parceira da Globo FM do Rio de Janeiro, rádio via internet que até 2005 contava com uma FM na capital fluminense). A 97.1 FM era uma estação que estava sendo preparada para abrigar mais uma emissora da novata Rede Esportes FM do Grupo Bandeirantes de Comunicação, cuja matriz é a Bradesco Esportes FM 94.1 de São Paulo. No último sábado, 12 de janeiro, o mercado do Recife viu uma completa mudança de rumo na estação, com a estréia da Globo FM 97.1 (rádio que aparentemente não possui ligação com a Globo FM do Rio de Janeiro)

Segundo informações a 97.1 FM trabalha de forma local e já atende com o nome de Globo FM. Até dezembro de 2011 a 97.1 FM atendia como Oi FM do Recife e no início de 2012 participou do projeto de transição para a estréia da Esportes FM, sendo chamada de Rede Verão até abril do ano passado. Depois com a estréia da Bradesco Esportes FM em São Paulo a 97.1 FM entrou em estado de expectativa para a inauguração da rede no Recife, fato que não foi concretizado até os primeiros dias de 2013. A FM é de operação do Grupo Bel, mineiros que se alinharam com o Grupo Bandeirantes para a criação da Rede Esportes após o encerramento da Rede Verão / Oi FM.
 
Com a mudança para a Globo FM fica explicito ao mercado que o projeto de levar a Esportes FM para o Recife não será concretizado, mantendo a rede operada pelo Grupo Bandeirantes restrita aos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (todas FMs inauguradas ainda em 2012). A 97.1 FM é uma concessão da região metropolitana do Recife (cidade de Paudalho), fato que torna o sinal da estação mais periférico em relação à cobertura de sinal, diferente das rádios instaladas na região central da capital pernambucana. 
 
Em breve mais novidades sobre essa no FM que está presente no dial FM do Grande Recife.
 
Globo FM do Recife opera de forma local e não apresenta ligação com o Rio de Janeiro
 
Não há informações públicas por parte dos canais da Globo FM do Rio de Janeiro indicando uma possível parceria entre o projeto de rádio jovem-adulto do Sistema Globo de Rádio com essa FM do Grande Recife, tão pouco uma ligação artística do que está no ar em 97.1 em relação ao que é veiculado pela Globo FM carioca (a original possui um perfil jovem-adulto, explorando a linha pop rock. Já a 97.1 FM se assemelha à rádios do gênero adulto-contemporâneo). Inicialmente a 97.1 apresentará uma grade ligada a 89.9 de Caruaru, situação que deverá persistir durante essa fase de montagem da nova FM.
 
Já a 89.9 FM de Caruaru possuí uma grade local, retransmitindo apenas uma atração da Globo FM do Rio de Janeiro no final de semana. A emissora do interior pernambucano já atuou como rede integral com o projeto carioca em 2008, quando a marca Globo FM também contava com as extintas Globo FM 93.9 de Curitiba (atual Mundo Livre FM 93.9, rádio com um perfil semelhante ao da Globo) e Globo FM 97.9 de Maringá (desde 2008 como Mix FM 97.9). No Rio de Janeiro (sede da Globo FM) a emissora deixou o canal 92.5 FM em 2005, para promover a estréia da atual CBN FM 92.5 (rádio jornalística que durante a época de Globo FM em 92.5 contava apenas com operações no dial AM carioca). Com o fim da rede a Globo FM de Caruaru teve a autorização para usar a marca “Globo FM” por mais alguns anos, porém operando de forma local.
 
O nome “Globo FM” também é conhecido do mercado de Salvador, através da adulta-contemporânea Globo FM 90.1. Nesse caso a FM também é controlada por um parceiro local da TV Globo (igual da FM de Caruaru, operada por uma empresa afiliada a TV Globo), porém a emissora baiana não teve ligações com a Globo FM do Rio de Janeiro ao longo de sua trajetória em Salvador. 
 
Clique aqui para ver a cobertura e ouvir as emissoras do Grande Recife, inclusive a nova Globo FM

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Globo FM, Recife, Esportes FM, Bradesco Esportes, FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.