Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 04 de Fevereiro de 2013 @ 15:24

Panorama: São Paulo passa a contar com 10 FMs consideradas mais “adultas” em seus projetos artísticos

São Paulo – Levantamento também contempla duas FMs que durante o horário comercial possuem grades jornalísticas

Publicidade

São Paulo está mais segmentada e adulta”. Essa é uma afirmação plausível quando existe a tentativa de rotular o que é levado ao ar em FM na capital paulista e região metropolitana. Dentro dessa segmentação que contempla todos os gêneros de programações e projetos artísticos (populares, jovens, jornalísticas, religiosas, entre outras), a movimentação no chamado gênero “adulto” tem chamado a atenção dos paulistanos nos últimos dois anos. São dois pilares principais para esse destaque na capital paulista: o surgimento de novas FMs que se encaixam nesse perfil e também o resultado obtido pela líder entre as FMs desse gênero (a Alpha FM 101.7, segundo dados do Instituto Ibope). Acompanhe o panorama:

Entre março de 2012 e fevereiro de 2013 a capital paulista passou a contar com mais três projetos de rádios FMs que podem ser caracterizados como “adultos”: Iguatemi Prime FM 92.5, Bradesco Esportes FM 94.1 e Paradiso FM 91.7 (essa última iniciou a veiculação de seu nome fantasia na semana passada – clique aqui e saiba mais). Essas três emissoras elevaram a lista de FMs “adultas” que já contava com as rádios Alpha FM 101.7, Antena 1 FM 94.7, Nova Brasil FM 89.7, Eldorado FM 107.3, Cultura FM 103.3 e SulAmérica Trânsito FM 92.1. Rádios como Kiss FM 102.1 e UOL 89 A Rádio Rock FM 89.1 também podem “engrossar” essa lista.
 
É possível afirmar que São Paulo conta com pelo menos 11 FMs voltadas a um público mais adulto e qualificado, porém essa é uma forma genérica de tratar esses projetos de rádios. Porém existem diferenças entre essas FMs, onde grande parte dessas estações não é considerada concorrentes diretas no mercado paulistano.  Essas distinções também podem ser constatadas entre as FMs que, de alguma forma, são taxadas como concorrentes que buscam o mesmo público-alvo e anunciantes.
 
As “adultas-contemporâneas” 
 
As rádios Alpha FM, Nova Brasil, Antena 1, Paradiso e Iguatemi Prime são aquelas taxadas genericamente de rádios do segmento “adulto-contemporâneo”, porém as diferenças existentes entre essas FMs são perceptíveis para boa parte da audiência paulista. É possível destacar de forma parcial que as rádios Antena 1 e Nova Brasil são ainda mais “específicas” que as demais rádios desse gênero, já que a 94.7 FM executa apenas músicas internacionais e a 89.7 FM trabalha exclusivamente com produções brasileiras. Nesse aspecto as rádios Alpha, Paradiso e Iguatemi Prime seriam as “mais abrangentes” entre as rádios do segmento adulto-contemporâneo. 
 
Mais diferenças
 
As rádios UOL 89 A Rádio Rock FM 89.1 e Kiss FM 102.1 são estações que hoje passam longe do chamado segmento jovem/pop, principalmente pelas faixas etárias e sociais que essas estações atingem. Elas também não são FMs do gênero taxado como “adulto-contemporâneo”, atingindo uma parcela do público que foi de rádio entre os anos 90 e inicio dos anos 2000. Apesar das duas emissoras carregarem nas costas o gênero musical “rock”, há diferenças claras nos projetos executados pelas duas estações, situação que poderá determinar da diferença de faixa etária atingida pelas duas FMs (ainda faltam medições para determinar o público da 89, já que a emissora mudou seu projeto artístico no final de dezembro).
 
A Eldorado FM serve como “ponte” entre esses gêneros e nomenclaturas genéricas dadas pelo mercado para tentar encaixar cada projeto de rádio em um determinado grupo. A 107.3 FM transita entre o gênero “adulto-contemporâneo” e o “rock”, porém com outro ponto determinante: o tipo de classe social de seu público alvo, estando entre as mais elevadas entre as FMs do ranking de audiência paulistano. Já a Cultura FM 103.3 é ainda mais “específica”, tendo a música clássica como carro-chefe. 
 
O caso “SulAmérica Trânsito – Bradesco Esportes FM”
 
Essas duas estações controladas pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação são emissoras com foco no jornalismo especifico, ou seja, a SulAmérica Trânsito é especializada na temática trânsito e a Bradesco Esportes FM no tema esportes. Porém essas duas FMs possuem parte de suas grades ocupadas por músicas, principalmente durante a faixa horária da madrugada (quando não há volume relevante para a operação do jornalismo dessas FMs). Nessas duas sintonias não é possível acompanhar músicas durante o horário comercial, porém nos finais de semana a situação muda.  As duas rádios executam “hits” de várias épocas e interpretes, porém com destaque para os anos 80 e 90. Com essa situação a lista de FMs adultas pode ser “engrossada’.
 
As periféricas 
 
A lista de FMs “adultas” em São Paulo pode ser ainda maior se considerada as rádios “periféricas”, ou seja, estações em FM que atingem de forma parcial algum ponto de São Paulo e região metropolitana. Alguns paulistanos conseguem sintonizar a Band Vale FM 102.9 de Campos do Jordão em diferentes pontos da capital, situação que também é observada através da SP Rio FM 90.7 de São José dos Campos (rádio que mudou de canal em janeiro e passou a cobrir os arredores de Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo). Esses dois casos não são acompanhados pelas pesquisas de audiência do Instituto Ibope, que contempla apenas as FMs com sinal “comercial”/local em São Paulo e região metropolitana.
 
Clique aqui para ver e ouvir a lista completa de emissoras sintonizadas na Grande São Paulo
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Panorama, adultas, FM, dial, São Paulo, mudanças, perfil, gênero, públicos

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.