Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 01 de Outubro de 2013 @ 10:51

Exclusivo: Nativa FM completa hoje seu primeiro ano em Belo Horizonte

Belo Horizonte – Rádio foi inaugurada em outubro do ano passado e substituiu a local Extra FM na capital mineira

Publicidade

Já tem um ano: a Nativa FM 103.9 de Belo Horizonte completa hoje o seu primeiro ano de trabalhos no competitivo mercado da capital mineira. A estréia da marca paulista no dial FM belo-horizontino ocorreu em 1 de outubro de 2012, marcando também o encerramento da trajetória da extinta Extra FM 103.9. A rádio é controlada diretamente pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e atua como uma das principais parceiras da marca Nativa FM no país, sendo o segundo maior mercado em população dentro da área de cobertura dessa rede popular. A emissora tem evoluído aos poucos na medição de audiência de Belo Horizonte, praça que convive com uma intensa disputa no FM local (contando com estações de grande porte e que costumam investir em técnica e ações).

A estréia foi realizada no dia 1 de outubro do ano passado, durante a abertura nacional do programa “Hora Mais Peão Nativa” (transmitido diariamente as 18h00). Essa inauguração foi um passo importante na expansão da Rede Nativa, projeto que tem Belo Horizonte como sua segunda capital atingida (atrás apenas da matriz em São Paulo), também resultando em um braço importante do projeto por se tratar de uma estação cuja operação é realizada diretamente pelo Grupo Bandeirantes (também responsável pela rádio da capital paulista e de outras praças importantes). O primeiro horário local foi realizado na manhã do dia seguinte à inauguração, em 2 de outubro. Já no dia 3 foi realiza o evento de lançamento da rádio ao mercado local, com 800 convidados e apresentação da dupla Matheus e Kauan, além das presenças de César Menotti e Fabiano e do cantor Eduardo Costa.

Hoje a Nativa FM segue evoluindo aos poucos no mercado de Minas Gerais, principalmente na disputa por audiência. A emissora está entre as dez rádios mais sintonizadas de Belo Horizonte segundo as medições realizadas recentemente pelo Instituto Ibope, movimentação constatada etapa por etapa devido o acirramento da competitividade no mercado de rádio da capital de Minas Gerais. Apenas no chamado “gênero popular” (onde a Nativa FM é encaixada), Belo Horizonte viu a movimentação de rádios tradicionais como BH FM 102.1, Liberdade FM 92.9, Fã FM 91.7 (essa também é “novata”, sendo inaugurada no final de 2012, a exemplo da Nativa) e Transamérica Hits FM 88.7. Todas essas emissoras visam as primeiras colocações do ranking de audiência, esse que possuí a Itatiaia FM 95.7 no topo dos principais períodos da medição (clique aqui e saiba mais).

A estréia da Nativa FM foi uma das etapas do projeto de crescimento do Grupo Bandeirantes de Comunicação em Minas Gerais, projeto que também incluí a manutenção e crescimento da BandNews FM 89.5 de Belo Horizonte (no ar desde maio de 2005).

Expansão por Minas e demais mercados brasileiros

A 103.9 FM não foi a primeira parada da marca Nativa FM em Minas Gerais. Antes da estréia em Belo Horizonte a rede já contava com os trabalhos das afiliadas Nativa FM 94.9 de Poços de Caldas (primeira da rede em território mineiro) e Nativa FM 99.5 de Coronel Fabriciano. No país, além das emissoras mineiras já citadas nessa matéria, a Nativa FM conta com afiliadas em Londrina (PR), Catanduva (SP), Birigui (SP), Tubarão (SC), Avaré (SP) e Novo Horizonte (SP). A marca também possuí uma extensa rede própria, com estações em Campinas (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), Maringá (PR), Araraquara (SP), Caraguatatuba (SP), além das já citadas FMs de São Paulo e Belo Horizonte.

Nativa FM em rede – Veja e ouça a lista de FMs ligadas ao projeto Nativa FM: clique aqui


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Nativa FM, Belo Horizonte, aniversário, 1 ano, mercado, Minas Gerais, expansão

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.