Terça-Feira, 22 de Março de 2016 @ 17:11

Ministério das Comunicações lança rádios comunitárias para populações de matriz africana

Brasília – Revelação foi feita durante Comissão Geral da Câmara dos Deputados nesta terça-feira

Publicidade
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, anunciou que as comunidades afrodescendentes do Brasil vão ser beneficiadas com novas rádios comunitárias, além de contar com um reforço nas políticas de inclusão digital. A revelação foi feita durante Comissão Geral da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (22), para discutir o tema Discriminação Racial no Brasil e comemorar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
 
André Figueiredo disse que o Ministério das Comunicações vai lançar, em abril, dois editais de seleção, com 60 rádios comunitárias, para beneficiar especificamente populações de matriz africana, ribeirinhas, quilombolas, residentes em assentamentos rurais ou colônias agrícolas. "A radiodifusão será também um espaço para contribuir com toda a discussão, divulgação e manifestação cultural dessas comunidades tradicionais".
 
"Houve conquistas nos últimos anos. Mas precisamos fazer muito mais para extirpar de vez qualquer tipo de desigualdade", ressaltou o ministro durante a sessão na Câmara, que foi transformada em Comissão Geral para debater o tema "Discriminação Racial no Brasil".
 
Em seu pronunciamento, André Figueiredo lembrou nomes históricos na defesa da cultura negra e na luta contra a desigualdade racial, como Abdias do Nascimento e o cearense Chico da Matilde, o dragão do mar. O ministro frisou que o Ceará, seu estado de origem, foi o primeiro a abolir a escravidão no País.
 
O ministro destacou que as políticas públicas de inclusão digital têm como objetivo reduzir todo tipo de desigualdade. Atualmente, o Ministério das Comunicações conta com 98 pontos do programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), que dão acesso à internet, em comunidades quilombolas de 22 estados brasileiros. Além disso, há previsão de ativar outros 39 pontos de conexão à rede.
 
A Comissão Geral para discutir o tema da discriminação racial foi proposta pelo deputado Damião Feliciano. "A maioria da população brasileira se define como preta ou parda. Não vemos uma distribuição racial, como a retratada pelo IBGE, em nenhum dos poderes da república. Precisamos de políticas públicas abrangentes para corrigir essa distorção", afirmou. A solenidade contou com a participação de vários deputados federais e autoridades representativas da população afrodescendente brasileira.
 
Com informações do Ministério das Comunicações

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/15020