Sexta-Feira, 17 de Fevereiro de 2017 @ 12:58

Emissoras AM devem ficar atentas à redução de potência com o fim do horário de verão

Brasília – Horário de verão termina neste final de semana

Publicidade
Rádios AMs que estão nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do Distrito Federal, devem ficar atentas à mudança do horário de verão, que entrou em vigor em outubro e será encerrado à meia-noite deste domingo, atrasando os relógios em uma hora. As rádios desses estados precisam se adequar aos horários para redução de potência, que muda de acordo com o período do ano, mesmo as que já fizeram a migração para o FM e ainda transmitem em AM.
 
adstexto
 
Desta forma as emissoras de Ondas Médias, que fazem a redução de potência devem se adequar e observar se a programação (muitas vezes automatizada) de redução estará sendo feita corretamente ou se deverão voltar uma hora ao horário previsto para redução de potência nos estados onde haverá o horário de verão. A determinação está na Resolução nº 116, de 1999, da ANATEL. 
 
A estratégia do horário de verão foi adotada pela primeira vez no mundo durante a Primeira Guerra Mundial. Desde então, diversos estudos têm avaliado o impacto da mudança do horário na vida das pessoas. O efeito não se resume apenas ao mau humor por ter de acordar uma hora mais cedo.
 
Segundo as pesquisas, o horário de verão pode afetar o tempo de prática de atividades físicas, no número de acidentes de carro e até no período em que funcionários passam navegando na internet de forma improdutiva durante o expediente. O horário de verão teve início no dia 16 de outubro.
 

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/16965-emissoras-am-devem-ficar-atentas-a-reducao-de-potencia-com-o-fim-do-horario-de-verao