Sábado, 15 de Abril de 2017 @ 10:21

Rádio MEC chega aos 94 anos em operação no Brasil

Rio de Janeiro - Emissora foi a primeira a entrar no ar oficialmente no Brasil

Publicidade
A Rádio MEC AM 800 do Rio de Janeiro, emissora que pertence à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) completa 94 anos em operação nesta quinta-feira (20). A emissora é considerada a primeira rádio inaugurada oficialmente no Brasil e foi fundada pelo médico, professor e antropólogo Edgar Roquette Pinto, que juntamente com amigos, via na radiodifusão um instrumento para educar e aproximar comunidades isoladas no interior do país.
 
adstexto
 
Segundo informações históricas, Roquette Pinto, juntamente com amigos da Academia de Ciências do Rio de Janeiro fizeram uma rádio chamada Rádio Sociedade PR-AA. A emissora foi inaugurada em 20 de abril de 1923 e os próprios fundadores que atuavam pela rádio.
 
Em 1936, Roquette Pinto doou a emissora ao Ministério da Educação e Cultura e a rádio seguiu os ideais do fundador executando a programação cultural que seguiu como carro-chefe. A emissora contou também com orquestra sinfônica, de câmara, quintetos, quartetos e trios de variados instrumentos. Em 1983 foi inaugurada a rádio MEC FM 98.9 do Rio de Janeiro (atualmente em 99.3 FM) quando a rádio passou a ter jornalismo e esportes. 
 
Apesar de ser a primeira rádio oficial do Brasil, a mais antiga a entrar no ar no Brasil foi a rádio Clube AM do Recife. A emissora que atualmente abriga a Rádio Globo AM 720 do Recife, é a mais antiga ainda em operação no país.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/17297-radio-mec-chega-aos-94-anos-em-operacao-no-brasil