Segunda-Feira, 13 de Agosto de 2012 @ 08:01

Olimpíadas 2012 não foi acompanhada em tempo real pelo rádio brasileiro. Copa 2014 terá participação do meio

São Paulo – Decisão da detentora dos direitos tornou inviáveis as transmissões pelas rádios de São Paulo

Publicidade

Nas últimas duas semanas muitos ouvintes encaminharam e-mails para a redação do Tudo Rádio questionando a postura da maioria das rádios brasileiras em transmitir em tempo real os Jogos Olímpicos de Londres, encerrados ontem (12 de agosto). Isso ocorreu devido o formato de “repasse” das transmissões que foi escolhido pela Rede Record, detentora dos direitos de transmissão em canais abertos no país. O valor cobrado pela detentora para que rádios possuam o direito de transmissão ao vivo de Londres 2012 afugentou o meio, somado à ausência de uma rede da Record no meio radiofônico. Com isso as Olimpíadas tiveram coberturas tímidas no rádio.

Conforme informado anteriormente pelo Tudo Rádio e segundo nota do jornalista Anderson Cheni a Rede Record cobrou U$ 800 mil dólares para as emissoras de rádio de São Paulo transmitirem ao vivo os Jogos Olímpicos de Londres e U$ 200 mil dólares para as demais emissoras fora da capital paulista. Com esse valor rádios importantes (e com tradição em coberturas esportivas) foram desestimuladas em custear as transmissões, depois de verificada a possibilidade de prejuízo na empreitada. Sendo assim o dial de São Paulo não contou com transmissões dos jogos no formato ao vivo, apenas fazendo coberturas de resultados e curiosidades sobre as Olimpíadas.

Valores como esse também já estão sendo colocados em prática pela Rede Globo para as transmissões ao vivo da Copa do Mundo FIFA 2014 de Futebol. Como o evento será realizado no Brasil, além de possuir grande apelo entre a população brasileira, as emissoras que não são ligadas ao Sistema Globo de Rádio ou possuem parceria com o grupo carioca já estão se organizando para poderem pagar o valor e transmitirem os jogos de forma ao vivo, mesmo com o alto custo para obter os direitos. O valor cobrado é de U$ 850 mil dólares, sendo um acréscimo de 340% em relação à cobrança realizada na Copa do Mundo de 2010 (realizada na África do Sul).

No caso de 2014 muitas emissoras afiliadas às redes nacionais deverão ser beneficiadas pelas cabeças adquirirem os direitos de transmissão, como serão os casos de redes como Jovem Pan, Estadão ESPN, Mix FM, entre outras. As emissoras que integram o Grupo Bandeirantes de Comunicação também transmitirão a Copa de 2014, assim como as redes do Sistema Globo de Rádio (CBN e Rádio Globo) e afiliadas indiretas (como é o caso da Rede Gaúcha SAT, onde o grupo responsável pela rádio é afiliado da TV Globo). Também há movimentações de parcerias entre grandes rádios, como a já anunciada entre a Super Rádio Tupi FM 96.5 AM 1280 do Rio de Janeiro e a Rádio Capital AM 1040 de São Paulo.

Esse mesmo planejamento deverá ser adotado para os Jogos Olímpicos de 2016, que também serão realizados no Brasil. Já na edição de 2012 (em Londres) as rádios que cobriram as Olimpíadas não puderam informar resultados de forma simultânea que são obtidos por atletas e equipes no evento, esperando um curto período de tempo para informar tais resultados. Sem a transmissão no rádio a Rede Record também deixou de contar com uma maior propagação do evento esportivo entre público brasileiro, emissora que possui os direitos de transmissão na chamada TV aberta.

A Rede Record, grupo que até o ano passado contava com investimentos através da potente e abrangente Rádio Record AM 1000 de São Paulo, não realizou a geração das transmissões dos jogos Olímpicos de Londres através do dial.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/7771-olimpiadas-2012-nao-foi-acompanhada-em-tempo-real-pelo-radio-brasileiro-copa-2014-tera-participacao-do-meio