Uma informação curiosa para os ouvintes de rádio do
litoral de São Paulo. Após um curto período ausente do dial, as rádios
Kiss FM 90.1 e
Tupi FM 89.3 retomaram os seus trabalhos na região da
Baixada Santista. As emissoras "sumiram" do dial local no inicio do ano e retomaram os trabalhos na primeira quinzena de fevereiro. Porém quem tentou sintonizar essas duas FMs em Santos e São Vicente após o retorno das estações não deve ter obtido sucesso na captação dos sinais.
As duas FMs retomaram os trabalhos em FM, porém com suas capacidades técnicas reduzidas em relação à operação que persistiu ao longo de 2012. Em resumo: a Kiss FM está com o seu sinal restrito ao município de Mongaguá e arredores (local de origem de sua concessão). Já a Tupi FM é sintonizada com facilidade apenas em Bertioga e em determinados pontos do Guarujá (Bertioga é a cidade sede que abriga a concessão ocupada pela Tupi FM no litoral de São Paulo). Devido a grande interferência de rádios clandestinas e outras FMs legalizadas, fica inviável a sintonia de qualidade dessas duas estações em cidades como Santos.
Outras emissoras estão passando pelo mesmo processo ocorrido com a Tupi e a Kiss: a
Scalla FM 102.9 está com sua sintonia local restrita ao município de Cubatão (sede da concessão) e a
Terra FM 100.3 deverá atuar apenas na Praia Grande. A proximidade entre essas localidades e Santos fazem com que essas duas rádios sejam sintonizadas de forma parcial em alguns pontos do município santista. Porém a sintoniza por parte das radios Kiss e Tupi FM fica mais difícil.
É importante salientar que todas as FMs citadas nessa matéria ocupam concessões consideradas novas na região, todas de baixa potência e são controladas pela Rede Mundial de Comunicação (antiga CBS), responsável por levar marcas conhecidas no mercado de São Paulo como a Tupi e a Kiss para outras localidades (como é o caso do litoral paulista). A Kiss FM 90.1 informa seus ouvintes através de seu perfil de uma rede social que o retorno das operações da FM será feito de forma gradual.
O mercado local também acompanha com duvidas a operação da
Primeira FM 106.1, ligada a prefeitura de São Vicente. Desde a mudança na gestão administrativa local após a virada de ano, a FM deixou de ser sintonizada na Baixada Santista.
Clique aqui para ver e ouvif a lista completa de emissoras sintonizadas na Baixada Santista