Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2013 @ 07:38

Curiosidade: Meio pede melhor comparação do rádio em relação a outras mídias

São Paulo – Questão de valorização do rádio foi um dos temas mais abordados no último encontro entre gestores na capital paulista
Publicidade
O Tudo Rádio acompanhou de perto e noticiou a movimentação realizada pelos gestores de algumas das principais estações de rádio do país na última sexta-feira (6 de setembro), em encontro realizado  na capital paulista. Vários temas relevantes ao futuro do rádio foram abordados pelos presentes, porém um dos temas que mais gerou discussão foi a necessidade do meio contar com pesquisas que consigam determinar a real força do rádio. No geral os gestores pedem mecanismos que consigam comparar a eficiência do rádio com a de outras mídias, em especial com a televisão. O encontro foi realizado na residência de Antônio Augusto de Amaral Filho, o Tutinha (diretor vice-presidente do Grupo Jovem Pan).
 
Marcelo Braga, diretor artístico da Mix FM 106.3 de São Paulo em entrevista à Jovem Pan AM 620 também de São Paulo, acredita que o rádio precisa ser melhor comparado com outros meios, principalmente em relação à televisão. Braga afirma que juntas as emissoras de rádio possuem números que podem superar a audiência da televisão em vários horários, porém o meio ainda não conta com uma maneira eficaz de comprovar essa eficiência. Essa necessidade de comparação também foi assunto comum de outros gestores que estiveram presentes no encontro da última sexta-feira, tendo em vista que a comprovação do impacto do rádio poderá resultar numa maior atenção da publicidade brasileira em relação ao meio, hoje com uma participação modesta de apenas 4% do total da receita publicitária.
 
Também em entrevista à Jovem Pan AM, Tutinha ressaltou essa necessidade de valorização maior ao veículo rádio, tentando derrubar a tese que o meio está perdendo audiência. O gestor destacou no encontro que o rádio e a internet são os únicos meios que conseguem informar e entreter com agilidade. “A gente vai conseguir valorizar o meio rádio aqui no Brasil. Cada vez mais as pessoas precisam de informação imediata. É o Rádio e a Internet são os únicos capazes de informar com agilidade, na hora certa”, ressaltou Carvalho Filho em entrevista à Jovem Pan AM. Já José Antonio Constantino, diretor da Energia 97 FM 97.7 de São Paulo, destacou que o rádio é uma mídia que tem a internet como grande aliada, devido a possibilidade de interação entre os conteúdos desses dois veículos. “O rádio é algo com advento da internet foi o único que cresceu (…) Agora já dá para perceber que tudo o que acontece o rádio está presente. Você está no computador está ouvindo rádio. Você está com o seu celular também ouve o rádio, no carro (…) É uma mídia muito presente na vida das pessoas” destaca Constantino.
 
Recentemente o Tudo Rádio destacou uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope Media que aponta um crescimento da audiência das rádios FMs na ordem de 14% nos últimos oito anos. O levantamento realizado pelo Ibope Media abrange o período de 2006 a 2013 e apontou também ainda que o tempo médio gasto pelo ouvinte no consumo do meio nas frequências AM e FM também aumentou. De 254 minutos dispendidos em 2006, os ouvintes passaram a gastar 264 minutos em 2013, número que representa um crescimento de 4%. A pesquisa Easymedia teve a abrangência de nove mercados - Distrito Federal, Grande Belo Horizonte, Grande Curitiba, Grande Fortaleza, Grande Porto Alegre, Grande Recife, Grande Rio de Janeiro, Grande Salvador, Grande São Paulo. Sexo ambos - todos os dias - todos os locais. Períodos de campo: jan a mar/06 - jan a mar/13. O instituto é um dos principais termômetros que o meio possuí para tentar dimensionar o seu impacto.
 
Sobre o encontro
 
Na última sexta-feira (6 de setembro) alguns dos principais nomes do rádio nacional se reuniram em São Paulo para oficializar um movimento a favor do meio, na tentativa de fortalecer o rádio brasileiro. Além da questão da valorização e formatos de pesquisas, outros assuntos foram bastante discutidos pelos presentes, além dos próximos passos que essa união deverá tomar. Estiveram presentes no encontro: Tutinha, Marcelo Carvalho, Paulito Machado de Carvalho e Emilio Surita (Jovem Pan), Júnior Camargo (89 A Rádio Rock), Beto Rivera (Gazeta FM), Jayr Sanzone e Jácomo Sanzone (Metropolitana FM), Acácio Costa (Rádio Estadão), Fernando Di Gênio e Marcelo Braga (Mix FM), José Antonio Constantino e Sombra (Energia 97 FM), Johnny Saad (Grupo Bandeirantes de Rádio) e Luis Guilherme (Rede Transamérica). A reunião também foi acompanhada por outros veículos de comunicação que foram convidados, além de Rodrigo Neves (atual presidente da AESP – entidade que deverá tomar a frente do projeto nas próximas etapas). O Tudo Rádio também esteve presente no local.
 
Clique aqui e saiba mais sobre os temas discutidos nessa última reunião realizada em São Paulo.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/9759-curiosidade-meio-pede-melhor-comparacao-do-radio-em-relacao-a-outras-midias