Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Sexta-Feira, 11 de Novembro de 2016 @

Diz aí! | A sua rádio sabe escrever?

O "Diz Aí" traz um texto sobre um dos modelos nacionais de RDS disponíveis para as rádios brasileiras: o Acadia.

Publicidade

Nos últimos anos o RDS (Radio Data System - envio de textos aos receptores FM dos ouvintes) tem crescido em uso nas emissoras de todo o Brasil. A função foi impulsionada pela oferta de receptores aptos a receber essa tecnologia, em especial os rádios automotivos e os celulares com recepção FM (destaque para aqueles que utilizam o sistema operacional Android).

A indústria caminhou no mesmo sentido, inclusive a brasieira. O tudoradio.com convidou a Biquad Tecnologia, empresa parceira do portal, para contar um pouco mais sobre o RDS, em especial o Acadia. Lançado recentemente, o produto tem participado diretamente na popularização do RDS nas emissoras brasileiras. 

Acompanhe:
 
A sua rádio sabe escrever? - por Totty Souza
 
 
Pensando sempre na evolução da radiodifusão, a Biquad, empresa brasileira especialista em soluções para broadcast, apresentou em 2015 sua versão de encoder RDB/RBDS para o mercado mundial. Batizado de Acadia, o equipamento foi desenvolvido com a tecnologia mais avançada disponível atualmente e possui recursos e funções exclusivas não encontradas em nenhum outro modelo existente no mercado.
 
Com este equipamento é possível a transmissão de várias informações sobre a emissora em formato texto, como: nome da música, interprete, nome da rádio, publicidades, tipo de programação, informações sobre a economia, tempo, data, hora, etc, diretamente no receptor de rádio do ouvinte. As funções mais comuns transmitidas pelo Acadia, chamadas de Grupos, podem ser vistas aqui. No entanto, é importante salientar que nem todos os receptores de rádio reproduzem a totalidade dos grupos que o RDS Acadia é capaz de transmitir. 
 
Uma das características exclusivas que compõe o equipamento é a interface GPIO (General Purpose Input/Output). Dentre muitas outras funções, essa porta pode ser usada como controle e supervisão remota de equipamentos, gerenciando um abrigo de transmissão, por exemplo.
 
Para facilitar a utilização e prover um aproveitamento mais eficaz de todas as características do equipamento, o Acadia possui uma interface de controle baseada em uma página web, com níveis de acesso por senha, que garantem praticidade e segurança no momento de realizar as configurações. A interface web além de visualmente agradável, foi desenhada para ser intuitiva e prática no momento de sua utilização e tem compatibilidade com todos os navegadores atualmente existentes no mercado.
 
Um outro diferencial que faz do Acadia um equipamento único, é a função QUICK MESSAGES, que consiste em uma seção especifica na interface web capaz de enviar mensagens rápidas e instantâneas. Esta interface possibilita uma maior interação do operador/locutor com seus ouvintes, permitindo um maior proveito da tecnologia e uso mais inteligente do equipamento.
 
Conectado na web, o relógio interno do equipamento pode ser precisamente sincronizado com um servidor NTP, garantindo constante precisão no horário, com opção de mudança automática para o horário de verão, sem necessidade de qualquer intervenção humana. Com a função SCHEDULER, é possível agendar diferentes mensagens ao longo do dia, com horários e tempos de durações pré-definidos.
 
No painel frontal existe um JOG WHELL e um display OLED que permitem a interação direta do usuário e possibilitam a configuração total do equipamento. O JOG WHEEL executa o controle físico enquanto o display OLED exibe todos os parâmetros configuráveis, além de exibir informações como a data, hora, PS e RT, exatamente como estão sendo mostrados no receptor do ouvinte.
 
A Biquad se preocupou em compatibilizar o equipamento com a maioria de softwares de automação existentes no mercado. As formas de comunicação estão disponíveis por Ethernet UDP, RS-232 ou USB. Clique aqui e veja a lista completa dos sistemas que são compatíveis atualmente. Para softwares de automação que não estão preparados para suportar o Protocolo UDP, a Biquad desenvolveu um software exclusivo, o ACADIA CONNECTOR, um plug-in que capta informações do sistema de automação e as envia diretamente ao equipamento.
 
O Encoder RDS Acadia opera tanto no padrão americano RBDS (Radio Broadcasting Data System), quanto no padrão europeu RDS (Radio Data System), em conformidade com as normas NSRC e EUROPEAN CENELEC. O equipamento ainda suporta UECP e RT+, além de Song Tagging.
 
Ao longo do tempo, evoluções do produto com implementações de novos recursos poderão ser feitas de forma rápida e fácil, não sendo necessário realizar a troca do equipamento ou executar modificações em seu hardware. Para isto, basta o usuário acessar a página de downloads do produto e baixar as última versões de softwares disponíveis, seguindo as orientações para atualização do equipamento. Tudo isso de forma fácil e intuitiva.
 
O Acadia foi projetado com vários diferenciais em relação aos demais encoders disponíveis no mercado mundial, tornando-se o equipamento mais completo existente na atualidade. Quer ser completo e diferente? Use Acadia em sua emissora e abra novas portas de interação com seus ouvintes! Além de falar, agora você também poderá escrever...
 
Entre em contato com nossa central de atendimento pelo telefone (35) 3471-6399 ou e-mail [email protected] e solicite um orçamento sem compromisso.
Tags: RDS, Acadia, funções, tecnologia, Brasil, rádio, FM

Compartilhe!

Colunista
Diz aí!

O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.