Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Terça-Feira, 04 de Junho de 2019 @

Por que não estamos vendendo no rádio?

Publicidade
O rádio tem enfrentado desafios e mais desafios. A briga e a ameaça pela audiência é constante com várias plataformas, opções de mídias e mudança de comportamento dos nossos clientes, sejam eles, anunciantes ou ouvintes.

Mas e o comercial? Quais barreiras enfrentamos hoje? Está fácil vender? O que fazer? Vamos refletir juntos?

O comercial de uma emissora está passando por uma das maiores crises do meio rádio, talvez, dos últimos 20 anos. Mas ficar chorando não vai resolver. Culpar o governo também não.

A sua equipe está pronta para enfrentar o desafio de falar a linguagem digital ou ele ainda vai pra rua para entregar propostas de mídias rotativas? Vejo grandes dinossauros do rádio sem saber explicar o que é ENGAJAMENTO no digital.

Como está a estratégia de preços e motivação de vendas da sua emissora?

A velha tabela de preços tem de ser mexida, mas você também precisa dar energia para os seus vendedores. É melhor 40% de 100 no seu caixa, do que 40% de nada.

Você esta provando para o seu mercado que a sua rádio tem audiência, seja ela segmentada ou não?

Se você não tem pesquisas locais, ache uma forma de provar sua audiência. Que tal número relevantes do seu site ou rede social?

Você já entendeu que o mercado nacional exige um ótimo relacionamento com agências e os bureaus? Ou vai me dizer que você ainda não sabe ou NÃO se relaciona com um bureau? Os bureaus invadiram o mercado paulista, trabalhando em conjunto com as grandes agências, deixando a conversa mais próxima e rápida, mas lembre-se, motive-os.

Vamos falar de nossas barreiras.

O rádio enfrenta o digital como concorrente. Já deu, né?

Seja aliado do digital. Possibilite que o digital da sua emissora seja complemento de mídia do seu cliente, mas por favor, nunca mais fale na sua vida que o digital é uma bonificação. Monte combos de crossmidia onde uma audiência complemente a outra. Ah, o essencial de tudo, tenha um site ou portal com conteúdo e tenha uma rede social bem gerida. Tire da cabeça que o digital da sua empresa pode ser cuidado pelo sobrinho que está desempregado e não faz nada da vida. O digital gera renda, gera audiência e gera força para a sua marca. Trate-o como uma empresa séria.

Nos Estados Unidos, o crescimento rápido de Podcasts, conforme noticia deste link https://tudoradio.com/noticias/ver/21683-mercado-de-olho-iheartmedia-grupo-de-radios-ja-e-a-maior-plataforma-comercial-de-podcasts-dos-estados-unidos, está sendo muito rápido. Ou seja, o radio ainda vai continuar bicudo com o digital?

Outros obstáculos como a crise, falta de verba no mercado, preços da concorrência e falta de pesquisa, devem ser enfrentados de forma agressiva. Que tal liquidar parte do espaço livre da sua programação? É melhor ter 10 clientes novos, em espaços vagos, por um valor mais baixo, do que não ter nenhum.

Mas você me pergunta: com tudo isso fica fácil vender?

Ajuda bastante e pelo menos você se mexeu e colocou sua equipe na rua. É momento de atualizar a sua linguagem de vendas, reeducar seus profissionais e liquidar espaços vazios. Sonhar com o mercado nacional é maravilhoso, mas e os seus clientes locais?

Não esqueça de quem está ao seu redor.

Pra finalizar, pois o assunto vai longe:

O que fazer?

Reflita com sua equipe cada pergunta desse texto. Estude cada nova situação do meio rádio. Entenda o digital.

Dúvidas? Fale comigo pelo [email protected]
Tags: vendas, comercial, rádio, dúvidas, momento, economia, desafios

Compartilhe!

Colunista
Cristiano Stuani

Consultor de Marketing e Professor Universitário no Curso de Administração de Empresas. Formado em Administração com Pós em Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Foi Diretor de Marketing e Artístico da Rádio Paiquerê FM 98.9 de Londrina, Gestor de Implantação da Rede Kairós FM, além de atuar como assistente de marketing nas Rádios Folha FM 102.1 e Igapó FM 104.5 (ambas em Londrina) e com passagem pela coordenação da 98 FM 98.9 de Curitiba (Grupo GRPCOM).



Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.