Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 09 de Julho de 2019 @ 07:30

Panorama: 89 FM A Rádio Rock e Jovem Pan FM avançam de novo em São Paulo. Band FM segue líder isolada de audiência

São Paulo - Alpha FM também cresce e segue na vice-liderança geral. Nativa FM e Antena 1 avançam

Publicidade

Apesar do feriado estadual (9 de julho), ontem o mercado de rádio de São Paulo acompanhou mais uma atualização geral dos números da audiência, esta que é medida pelo Kantar Ibope Media. A boa notícia para o meio FM: o universo de ouvintes foi ampliado pelo segundo mês consecutivo, com as rádios de maior volume de audiência reagindo novamente na medição. E algumas novidades foram observadas, com mudanças no top 5 paulistano. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais, trimestre abril a junho de 2019):

Mudanças no top 5

As rádios Jovem Pan FM 100.9 e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 foram dois dos principais destaques da atual medição de audiência na Grande São Paulo. As duas FMs tiveram papel direto na alta do meio, com avanços consideráveis em suas médias de audiência. A 89 FM cravou uma nova alta em seus números e defendeu a terceira colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já a Jovem Pan FM avançou para a quarta colocação nesse mesmo período e pulou para a terceira colocação em períodos comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). Os resultados são históricos para as duas FMs.

O que não muda é a liderança da Band FM 96.1, rádio que segue isolada nessa condição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos da medição. A vice-liderança geral também não é alterada, com a Alpha FM 101.7 sendo dona da posição nos principais períodos da medição. A líder no adulto-contemporâneo viu melhora em seu índice, sendo o maior número obtido pela 101.7 FM na comparação com as duas medições anteriores.

A Nativa FM 95.3 (popular) também vem de uma alta consistente em seus números e retornou ao top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo seguida de muito perto pela Transcontinental FM 104.7 (rádio que avança para a quarta colocação geral em períodos comerciais).

Pra cima

A sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) também é positiva na atual medição. A Antena 1 FM 94.7 cravou a sua melhor marca nos últimos anos e se consolidou na sétima colocação geral e não está tão distante das emissoras que disputam posições no top 5. A emissora é seguida de perto pela popular Gazeta FM 88.1, rádio que também avançou na atual pesquisa. As duas FMs vem registrando altas em seus números nas últimas medições, sendo que a Gazeta FM leva vantagem em períodos comerciais (segunda à sexta-feira).

Outra emissora que também registrou melhora em seus números e, consequentemente, ganhou posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) foi a 105 FM 105.1 de Jundiaí. A emissora é seguida de perto pela Metropolitana FM 98.5, emissora que retornou ao top 10 nesse período a partir da medição anterior.

Sequência

A NovaBrasil FM 89.7 segue como a emissora mais próxima do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora de perfil adulto-contemporâneo (voltada à música nacional) que avança para a nona colocação em períodos comerciais (segunda à sexta-feira). 

Na sequência, concorrência acirrada no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) devido a proximidade nos índices. A CBN FM 90.5 (jornalismo) puxa a fila nesse período, seguida de perto pela BandNews FM 96.9 e agora a Rádio Mix FM 106.3 (jovem/hits). Detalhe: a Rádio Mix apresentou uma boa variação em seus números, sendo o terceiro avanço consecutivo em períodos gerais.

O 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ainda conta também com a Kiss FM 92.5 na sequência, emissora que ainda está adaptando a audiência a sua nova frequência (mudou de 102.1 FM para a sintonia atual, algo que costuma impactar nos números), seguida pela Rádio Disney FM 91.3 (avançou novamente) e Energia 97 FM 97.7 (rádio que foi um dos destaques da medição, apresentando alta considerável em seus números).

Várias emissoras acabaram registrando números próximos aos índices registrados nas pesquisas anteriores, ou seguiram a tendência de alta do meio, variando de forma positiva.

Outro destaque é o avanço nos números da Estilo FM 102.1, rádio que está em novo canal e também conta com um novo perfil de programação, voltado ao pop internacional dentro de um espectro jovem/adulto. A emissora cravou a sua melhor marca de audiência em São Paulo e se aproxima do top 20 em períodos gerais. 

Veja também:
> Panorama: Alpha FM, 89 FM e Transcontinental disparam em São Paulo. Band FM segue isolada na liderança 

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.