Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O que a sua rádio preferida deve fazer na programação durante a pandemia da covid-19?

Enquete

Quinta-Feira, 21 de Maio de 2020 @ 13:14

Panorama: Mercado de rádio da Grande Vitória mantém crescimento de audiência. Litoral FM segue líder

Vitória – Litoral FM segue na liderança isolada do ranking, tendo como vice-líder a FM Super, que superou a Litoral FM na pesquisa deste mês

Publicidade

Atualizado às 13h49 - O mercado de rádio de Vitória e Região Metropolitana acompanhou mais uma atualização geral da audiência FM, pesquisa que tem gerado muita apreensão por parte do mercado. O motivo é a impossibilidade de o Kantar Ibope Media colocar pesquisadores nas ruas, além de possíveis mudanças nos hábitos da população devido à pandemia do novo coronavírus. Porém, mesmo com esta situação bem atípica, o rádio capixaba se manteve em alta, apresentando mais um crescimento em relação à pesquisa anterior (jan-mar/20) no universo de ouvintes. O trimestre atual é o fevereiro a abril de 2020, que já abrange o período de pandemia do coronavírus e isolamento social. Confira o panorama (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).


 
Manutenção da liderança

O crescimento do mercado FM observado no ranking de Vitória (FM+WEB) propiciou a manutenção e o distanciamento da liderança pela Litoral FM 102.3 (popular/hits). A rádio conquistou cerca de dois mil ouvintes por minutos em relação ao último levantamento e se isolou ainda mais no posto de líder no ranking, expandido o teto de audiência. 

A novidade no ranking deste mês é em relação ao segundo lugar. A Tropical FM 103.7 (popular/hits) também registrou um crescimento importante em relação ao último levantamento alcançou a segunda colocação. A emissora aumentou sua fatia no bolo de audiência no mercado capixaba. A rádio ficou com a vice-liderança no ranking no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Aproximação

A FM Super FM 94.1 e 94.5 (popular/sertanejo), que também cresceu no levamento, passou para a terceira colocação, ficando isolada nesta posição, porém, encostada na segunda colocada no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A sequência conta com duas emissoras de perfil religioso que não estão listadas como assinantes da medição. Sem mudanças na sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Jovem Pan FM 100.1 (jovem/pop) segue em sexto geral e isolada em sua colocação, além da liderança em seu formato. 

A Antena 1 FM 106.9 registrou mais um crescimento importante, manteve a liderança no adulto-contemporâneo. Na sequência aparece a Gazeta FM 97.1, que também apresentou elevação no ranking e superou a CBN FM 92.5. A CBN FM segue como a rádio de maior audiência do jornalismo em FM na Grande Vitória, no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Destaque para emissoras "novatas" no dial, como a já citada Gazeta FM, como também a Rádio Mix FM 106.3 (jovem/pop). Frutos de processos de migração AM-FM, as duas estações seguem com evoluções de audiência no mercado capixaba.

Veja também:
> Panorama: Mercado da Grande Vitória mantém crescimento e Litoral FM se distancia na liderança de audiência

A pesquisa sem "face to face"

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media vai orientar as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Importante: entenda o ranking

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo), entre outros dados.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Vitória: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Vitória, média, universo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.