Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 23 de Julho de 2020 @ 11:03

Kantar Ibope Media lança solução de inteligência e planejamento de mídia sobre o buzz do meio nas redes sociais

São Paulo - Kantar Social Radio (KSR) permite que emissoras de rádio, agências de publicidade e anunciantes entendam o que se comenta sobre o meio nas redes sociais

Publicidade

Atualizado às 16h39 - Kantar Ibope Media está lançando no mercado de radiodifusão, principalmente voltado ao meio Rádio, o Kantar Social Radio (KSR) – uma solução que oferece mais inteligência ao planejamento de mídia. O primeiro levantamento especial do KSR, com análises entre janeiro e junho de 2020, mostra que foram mais de 3,5 milhões de tweets sobre rádio ao longo do semestre entre as emissoras da cobertura, com quase 650 mil autores únicos e mais de 987 milhões de impressões. A solução também vai ajudar as empresas de radiodifusão a entender o comportamento dos ouvintes brasileiros, já que 78% dos brasileiros ouviram rádio nos últimos 30 dias, com consumo médio diário de 4h41min.

Segundo o monitoramento do KSR, mesmo durante a pandemia, a audiência do meio se manteve em alta, com 78% dos brasileiros afirmando que ouviram rádio nos últimos 30 dias, com consumo médio diário de 4h41min. Além disso, três em cada cinco ouvintes consumiram o meio todos os dias. "O KSR permite que emissoras de rádio, agências de publicidade e anunciantes entendam o que se comenta sobre o meio nas redes sociais, quais os programas que mais engajam os ouvintes e, ainda, a performance dos programas ao vivo ou em análises históricas. Compreender essa repercussão é mais um caminho para entender o que o ouvinte quer, de fato, ouvir", comenta Adriana Favaro, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar Ibope Media.

Dados do Target Group Index indicam que 57% dos brasileiros conectados (que acessaram a internet) ouvem rádio e, destes, 16% o fazem enquanto acessam a internet. Esse número expressivo de ouvintes se reflete nas interações online avaliadas pelo Kantar Social Radio. O primeiro levantamento especial do KSR, com análises entre janeiro e junho de 2020, mostra que foram mais de 3,5 milhões de tweets sobre rádio ao longo do semestre entre as emissoras da cobertura, com quase 650 mil autores únicos e mais de 987 milhões de impressões.

Atuação do ouvinte nas redes sociais

Outro levantamento que também foi realizado pelo KSR, abrange as interações entre dias de semana e fins de semana. Segundo a plataforma, ainda que parecidas, foi observado um volume maior ao longo dos dias de semana. O pico de postagens acontece no final da tarde, entre 18 e 20 horas, faixa que concentra 20% dos tweets diários. Nos finais de semana, os tweets pela manhã possuem uma curva mais fluida entre os horários, enquanto durante a semana existe um pico matinal às 10 horas.


Fonte: Kantar IBOPE Media | Kantar Social Radio – 01 de janeiro a 30 de junho de 2020

"Essa interação entre rádio e redes sociais ficou ainda mais evidente durante a pandemia do novo coronavírus. A busca por conexão levou a um aumento expressivo na geração de conversas sobre rádio, logo após o início das medidas de distanciamento social. Nossa pesquisa especial sobre os impactos do Covid-19 no consumo de rádio mostrou que 61% dos ouvintes de rádio declararam ter utilizado redes sociais ao longo da pandemia. Os dados do KSR refletem essa repercussão, indicando um aumento de 77% na quantidade de tweets sobre rádio em relação a primeira semana de março, período anterior as medidas de isolamento", explica Adriana.


Kantar IBOPE Media | Kantar Social Radio – 09 de março a 30 de abril de 2020

O consumidor de mídia é cada vez mais onipresente e trafega sem problemas entre meios. "A instantaneidade das redes sociais conversa muito bem com a agilidade do rádio. Todos os programas hoje possuem um canal direto com seus ouvintes pela internet, logo nada mais natural do que escutar o que os ouvintes dizem nas redes sociais. Além de mostrar o que o ouvinte fala sobre os programas, o que já é um indicativo das suas preferências e hábitos, o KSR permite que nossos clientes analisem os comentários sobre os programas de rádio, e os sentimentos de cada mensagem postada em tempo real, identificando os influenciadores que conduzem essas conversas nas redes, além de acompanhar os comentários sobre um programa ou marca diariamente, e não apenas durante a janela de transmissão. Na prática, o KSR traz mais compreensão sobre o ouvinte, de maneira rápida e eficaz, em um cenário cada vez mais competitivo", finaliza Adriana.

Veja também: 
Levantamento do Kantar Ibope Media revela aumento do consumo de Rádio durante a pandemia
Coronavírus: Edison Research aponta possível mudança no comportamento dos ouvintes em relação aos horários de escuta
Coronavírus: Com deslocamentos, audiência de rádio nos EUA avança. Meio observa comportamento do "abre e fecha"

Tags: Rádio, Kantar Ibope Media, Kantar Social Radio, mídia, redes sociais, levantamento

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.