Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021 @ 13:06

CBN Curitiba estreia em 95.1 FM na próxima segunda-feira (1º)

Curitiba - Sede da nova afiliada ficará localizada no centro da capital paranaense e terá Gil Rocha como diretor de jornalismo

Publicidade

Na próxima segunda-feira (1º) o dial FM de Curitiba passará a contar com a CBN FM 95.1, nova afiliada da rede jornalística do Sistema Globo de Rádio. A estreia vai completar a transição da Rede CBN para uma nova frequência na capital paranaense, marca esta que está no ar desde 1995 em 90.1 FM, através de outro afiliado. Segundo o que apurou o tudoradio.com, a estrutura da nova emissora está em fase final de montagem e a sede da CBN Curitiba ficará localizada no centro da cidade. A transmissão da CBN em 95.1 FM será iniciada nos primeiros minutos do dia 1º de novembro, ou seja, logo após a marca deixar a sintonia 90.1 FM.

Em contato com o tudoradio.com, o empresário Amarildo Lopes, que será o novo afiliado da CBN em Curitiba e já integra a rede jornalística no norte paranaense, revelou que Gil Rocha será o responsável pelo jornalismo da nova CBN de Curitiba. Rocha é conhecido principalmente pelo seu trabalho na RPC (TV Globo). Lopes também informou que boa parte da equipe que antes atuava pela CBN FM 90.1 também será admitida pela nova afiliada, em 95.1 FM. 

A sede da nova CBN Curitiba está localizada no centro da cidade, no complexo NH Curitiba The Five (Rua Nunes Machado, número 68). A CBN vai ocupar espaços de lojas do edifício, estrutura esta que já está em fase final de montagem. Já a transmissão 95.1 FM, que é uma das maiores potências da capital paranaense (classe A1 de operação - saiba mais), também será modernizada.

O empresário Amarildo Lopes é responsável pela CBN FM 100.9 de Londrina. O radiodifusor foi um dos primeiros parceiros da Rede CBN e controla também as rádios Ayoba FM 97.7 (adulto-contemporâneo) e Mundo Livre FM 93.1 (adulto/alternativa-rock), também voltadas ao mercado londrinense. A estrutura do grupo de Amarildo em Londrina também dará um suporte diário para a operação da CBN em Curitiba.

Amarildo é afiliado da CBN desde 1º de janeiro de 1995, quando implantou a CBN Londrina em 830 AM. A estação já passou pela sintonia 93.5 FM e hoje atua em 100.9 FM (fruto do processo de migração AM-FM da até então CBN AM 830).

Em entrevista à equipe de jornalismo da AERP, Amarildo detalhou um pouco mais sobre o posicionamento da nova CBN Curitiba e o que a audiência pode esperar da rádio. "Todas as CBNs têm a mesma linha no Brasil, são comandadas pelo Sistema Globo de Rádio, ou seja, têm um manual a ser seguido, inclusive, quando o assunto é referente à qualidade dos profissionais que fazem parte do time. Por esse motivo, todos os colaboradores da CBN, sejam de Curitiba, Londrina ou do Rio de Janeiro, têm a mesma linguagem, são bons profissionais", disse o radiodifusor.

"Estamos começando uma conversa com os profissionais de Curitiba, eu vejo que a qualidade do trabalho deles é muito boa, senão eles não estariam na CBN. Por isso, eu gostaria de reforçar que nós gostaríamos muito de manter a equipe, a menos que eles não queiram", completa Amarildo, em entrevista à AERP.


Vista do complexo comercial onde estará a CBN Curitiba / Google StreetView


Vista da sede da CBN Londrina, grupo que comandará a rede em Curitiba / Google StreetView

Fim da Light FM

A Light FM é uma marca presente no dial FM de Curitiba desde 2019, que evoluiu das mudanças realizadas pela Rede Transamérica, quando a direção optou pela unificação das portadoras nacionais Transamérica Pop (jovem/pop), Transamérica Hits (popular/hits) e Transamérica Light (adulto-contemporâneo). 

Adquirida pela Rede Transamérica em 29 de março de 1999 (aniversário de Curitiba), a 95.1 FM passou 20 anos carregando a marca Transamérica Light. Mesmo com parte da sua programação gerada em São Paulo, a atuação local da Transamérica Light em Curitiba era extensa, principalmente nas áreas comercial e de eventos. Chegou a atuar como um complemento importante do projeto esportivo/futebol liderado pela Transamérica FM 100.3.

Foi a partir de 27 de novembro de 2019 que a Light FM 95.1 foi oficializada com a sua marca atual e tendo a sua geração local estendida para toda a sua grade horária. Com a nova marca, chegou a contar com alguns ajustes de playlist musical em sua grade, incluindo alguns gêneros conhecidos do formato "Hot AC". No início de setembro teve o encerramento do programa "Light News", sinalizando de forma indireta ao mercado que as mudanças na 95.1 FM ainda extraoficiais poderiam ser consolidadas.

Em contato com o tudoradio.com, a direção da Rede Transamérica reforçou que a movimentação visa ampliar o foco na operação da Transamérica FM 100.3, que segue com o seu formato jovem/adulto-contemporâneo, a parceria com a CNN Brasil em sua grade e o projeto local de esportes que é tradicional na cidade, este que está no ar desde 2001. A Transamérica Curitiba foi a primeira estação FM de Curitiba e completou 44 anos em março passado.


Sintonia da 95.1 FM feita em Curitiba (PR), registro do dia 27 de novembro de 2019 / crédito: tudoradio.com

Em 90.1 FM… 

A atual CBN Curitiba, que atua em 90.1 FM desde 1995, é uma afiliada gerida pelo Grupo JMalucelli, este que opera a estação desde 2004 e também é responsável pela BandNews FM 96.3 (jornalismo). Ainda não há uma definição oficial sobre o futuro da 90.1 FM a partir de novembro, porém a tendência é de que a estação continue com um conteúdo jornalístico em um primeiro momento, até que seja decidido qual projeto será acomodado no canal. A expectativa é de que a estação opere em conjunto com a BandNews FM.

No ar desde 1995, a CBN de Curitiba substituiu a Estação Primeira FM, projeto de rádio local que era voltado ao gênero musical rock. Paralela a sua estréia no FM a CBN passou a transmitir sua grade via canal de áudio na NET (TV por assinatura), também em 1995. Foi a primeira estação de jornalismo a operar em FM no Paraná, sendo fundada localmente pela empresa Inepar em parceria no formato de afiliação com o Sistema Globo de Rádio. Já nos primeiros anos a CBN alcançou uma posição de destaque na corrida pela audiência qualificada/segmentada e também no mercado publicitário local. A transmissão em AM persistiu até 1999, quando a 550 AM iniciou a sua trajetória como Rádio Banda B.

Em 2004 o grupo J.Malucelli adquiriu o controle da CBN, promovendo uma nova fase que juntou a operação da 90.1 FM com a Rádio Globo AM 670, no ar entre setembro de 2003 e 2016. Nessa época ocorreram novos investimentos na emissora, além da manutenção do amplo alcance de sinal da CBN em 90.1 FM (classe E3 de operação e conta com abrangência em diversas regiões do Paraná e chegando até no norte de Santa Catarina e sul de São Paulo). 

Em 2020 a emissora contou com uma série de novidades para comemorar 25 anos em Curitiba, como a reformulação de sua presença em plataformas digitais e investimentos em sua atuação no dial. E, em 2021, chegou a integrar uma inédita rede estadual para uma cobertura jornalística, através do CBN Paraná.

Além da 90.1 FM, o Grupo JMalucelli também controla as emissoras BandNews FM 96.3, Rádio Cidade AM 670 e Rádio Cidade FM 97.3 de Paranaguá.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: CBN, Light FM, BandNews FM, Transamérica, Curitiba, dial, FM, Paraná, mudanças

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.