Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 17 de Junho de 2022 @ 07:30

O Rádio Hoje | Dispositivos on-line avançam no consumo de rádio na França. Meio lidera entre as plataformas de áudio

São Paulo - Segundo um levantamento da Mediametrie, o rádio ganhou mais de 500 mil ouvintes através de canais digitais em apenas 1 ano. E o meio corresponde por mais da metade de todo consumo de áudio local

Publicidade

Não é apenas no Reino Unido que o rádio segue com um consumo elevado e com uma audiência digital crescente na Europa. A França, que foi destaque recentemente no tudoradio.com devido ao avanço do faturamento do setor de comunicação, também tem observado um crescimento rápido do consumo de rádio através de dispositivos conectados. Em apenas 1 ano, foram adicionados mais de 500 mil ouvintes através de aparelhos online para ouvir as emissoras de rádio. Outro dado importante é referente a ampla liderança do rádio no consumo de áudio. Os dados são relativos ao primeiro trimestre de 2022, confrontados com o mesmo período de 2021. Acompanhe os detalhes:

Os dados são da empresa Mediametrie, que mede o consumo de mídia na França. De acordo com o levantamento, 18,6% do consumo de rádio no país europeu está concentrado em dispositivos conectados, como smartphones (streaming de áudio), caixas de som com inteligência artificial (smart speakers), computadores/laptops, entre outros. Esse valor era de 17,4% no mesmo período no ano passado. O celular corresponde pela maior fatia, com 9,2% (totalizando 5.1 milhões de consumidores).

No geral, diariamente o rádio francês é ouvido por um pouco mais de 40 milhões de pessoas (com 13 anos ou mais), sendo que a forma mais utilizada para se ouvir as emissoras é através da recepção de rádio terrestre (seja o analógico FM/AM, onde o FM é amplamente predominante, ou o digital DAB, que está em expansão). No share de consumo de rádio, o formato via ondas terrestres representa 81,4% do total, sendo que no mesmo período do ano passado o valor estava em 82,6%.

Desses mais de 40 milhões de ouvintes diários de rádio na França, 8,8 milhões de pessoas consomem o meio através de dispositivos conectados, número que representa 15,9% da população de 13 anos de idade ou mais. 

Share da divisão do consumo de rádio

Em seu relatório de apresentação dos dados, a Mediametrie destaca que ouvir rádio em formato digital "é particularmente atraente para pessoas de 35 a 49 anos", faixa etária onde 22,1% do público ouve rádio em formato digital todos os dias). Já na demografia desses dados, a região de Ile-de-France é onde se utilizam mais dispositivos conectados para consumir rádio, com 19,8% do share. Essa é a área metropolitana onde está localizada a cidade de Paris.

+ Torre Eiffel cresce após instalação de nova antena de rádio digital

Áudio em alta e com a liderança do rádio

A Mediametrie também revelou recentemente que 82,3% da população ouvem conteúdo de áudio todos os dias e 9 em cada 10 franceses (95,1%) ouvem conteúdo de áudio pelo menos uma vez por mês. Os dados são do levantamento especial chamado GlobalAudio 2022, que classifica o rádio como "a base do consumo de áudio".

E entre todos os formatos de áudio consumidos na França, o rádio mantém a sua liderança, sendo responsável por mais da metade do volume de audição. Trata-se de 57% do volume total de consumo de áudio por dia, incluindo 53% ao vivo e 4% sob demanda.

Em resumo, o áudio offline (que tem o FM e o DAB como principais representantes) representa 52% do total do consumo de áudio na França. Já o online tem 48% da fatia (aqui estão as distribuições conectadas de conteúdo de rádio, como o streaming ao vivo e também podcasts ou áudio sob demanda distribuído pelas emissoras).

Divisão do consumo de áudio na França

+ Rádio segue hegemônico em carros em países da América do Norte, Europa e Oceania

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Já no Brasil, um levantamento recente da Kantar IBOPE Media apontou um crescimento de 186% no consumo de rádio online em apenas dois anos.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países:
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Tags: Rádio, levantamento, Mediametrie, França, audiência, consumo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.