Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 02 de Fevereiro de 2023 @ 07:32

O Rádio Hoje | Nielsen consolida dados de audiência no Natal e emissoras batem recordes nos EUA

São Paulo - Prévia já acusava possibilidade de números históricos. Lite FM de Nova York superou 4.6 milhões de ouvintes no alcance

Publicidade

O tudoradio.com tem acompanhado mais de perto a movimentação das rádios dos Estados Unidos em relação à audiência e alcance das FMs de lá, na intenção de mostrar como está o desempenho do meio em um dos mercados mais competitivos do mundo. E a época de festas de fim de ano são ótimas para observar se a "tradição de se ouvir rádio" segue firme por lá. E a resposta é positiva: novamente o rádio norte-americano bateu recordes de audiência e alcance no período de Natal e Ação de Graças, isso em praticamente todos os mercados do país. As prévias de dezembro da Nielsen já indicavam essa tendência, consolidadas agora na medição que cobre diretamente os feriados (no período entre 8/12 e 04/01). Acompanhe:

Os cinco maiores mercados de rádio dos Estados Unidos registraram altas expressivas nas FMs que adotaram o formato "natalino" em suas programações. Para contextualizar: emissoras de rádio que formato adulto-contemporâneo (e suas variações, como "classic hits", "adult/hits", entre outros) suspendem suas grades convencionais para adotar essa linha temática, fato que também afeta até a comunicação visual das estações. Trata-se de uma tradição nos Estados Unidos. E, em alguns casos, ocorreram altas históricas para algumas estações, como o caso da atual líder em San Francisco.

Em Nova York, principal mercado de lá, a Lite FM 106.7 (adulto-contemporâneo) adotou novamente esse formato e disparou em audiência. Na medição da Nielsen (medição eletrônica PPM - Portable People Meter), a rádio saltou de uma média de 5.5 a 5.6 nas classificações anteriores, para 7.6 em dezembro e depois 10.4 no período mais recente, que abrange os feriados de fim de ano. Já em alcance, a Lite FM em Nova York foi de 3.4 milhões de pessoas em 30 dias na medição de novembro, para 3.6 milhões em dezembro e fechou com 4.6 milhões no período de festas. Ou seja, em 1 mês a emissora adicionou mais de 1 milhão de ouvintes em seu alcance.

Isso não significa um esvaziamento completo das outras estações que não seguem essa mudança de formato de forma integral em suas grades. Primeiro que boa parte das estações adotam estratégias que adaptam suas linguagens artísticas para o período natalino, movimentando assim a sua audiência. Um exemplo é a KTU FM 103.5 de Nova York que manteve um alcance de 2.4 milhões nesse mesmo período. E o mercado nova-iorquino ainda teve 14 FMs (incluindo a Lite FM) com alcances que superam 1 milhão de pessoas em cada frequência.


Logotipo da Lite FM quando assume o formato natalino

A imprensa local especializada em rádio destacou esse desempenho expressivo do rádio nas festas de fim de ano. O Inside Radio, por exemplo, chamou a atenção de seu leitor indicando as classificações de audiência que superaram dois dígitos para as estações que adotaram os formatos natalinos. A reportagem do portal norte-americano também lembrou que em vários mercados foram percebidas novas líderes de audiência por causa da alteração nas grades, impulsionando FMs "natalinas". E em ??San Francisco, San Diego e Denver, as líderes registraram as suas melhores marcas históricas, desde quando o Inside Radio passou a analisar esses dados de forma mais aprofundada.

Voltando aos principais mercados de lá, Los Angeles, segundo maior dos Estados Unidos, a KOST FM 103.5 foi de 5.1 na medição passada (quando brigava nos detalhes pela liderança de audiência), para impressionantes 12.1 já em dezembro e completou o período com 13.1 na última medição. Já o alcance disparou de 2.2 milhões em 30 dias em novembro, para 2.7 milhões de ouvintes em dezembro e finalizou com 3.3 milhões agora no período de feriado.

No terceiro e no quinto maiores mercados a história também foi de destaque para as "natalinas": a Lite FM 93.9 de Chicago subiu de 6.0 (novembro) para 12.4 (dezembro), finalizando com 14.8 no período de festas, para um alcance de 2.5 milhões. E em Dallas, quinto maior mercado, a Star FM 101.1 foi de 4.0 em novembro (o que a deixava em quinto lugar geral) para 7.1 em dezembro e 9.1 no período de festas, com um alcance de 1.6 milhões.

San Francisco, quarto maior mercado, manteve um cenário de ranking que não é comum ao longo do ano. Por lá, a liderança de audiência costuma ficar com emissoras no formato "all-news" e "news/talk", briga travada pela KCBS FM 106.9 AM 740 e pela KQED FM 88.5 (NPR). Mas a KOIT FM 96.5 (adulto-contemporâneo) quebrou essa sequência, pulando de 6.3 em novembro para 10.5 nas classificações de audiência em dezembro, finalizando o período de festas com 15.5, para um alcance que saltou de 1.1 milhão (novembro), para 1.3 milhão (dezembro) e finalizou com 1.6 milhão na última medição.

A despeito do crescimento de playlists de Natal em plataformas como Spotify, Pandora, entre outros, o norte-americano correu para o rádio para ter uma trilha sonora para o período de festas de fim de ano. E essa tradição parece não querer mudar, impulsionada pelo avanço das iniciativas digitais das emissoras de rádio, a fácil presença do FM e o alcance elevado que o meio mantém nos Estados Unidos, com mais de 90% da população dizendo que ouve rádio, segundo a Nielsen.

Relacionadas:
> Dados de dezembro apontam que o rádio se mantém como trilha sonora de Natal nos Estados Unidos
> Curiosidade: 41 FMs dos EUA contam com um alcance que supera a marca de 1 milhão de pessoas
> Números de dezembro apontam que o rádio segue como trilha sonora de Natal nos EUA

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Nielsen Audio

Tags: Audiência, alcance, milhões, rádio, dial, Natal, Estados Unidos, Nielsen

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.