Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2013 @ 07:39

Panorama: Rede Transamérica comemora 40 anos no Recife

Recife – Emissora foi a pioneira da rede que atualmente tem sede em São Paulo

Publicidade
A mais antiga emissora da Rede Transamérica está comemorando aniversário hoje. A Transamérica FM 92.7 de Recife foi a rádio que iniciou a rede, que hoje conta com várias afiliadas, principalmente as rádios que aderiram ao segmento popular. Atualmente a Rede Transamérica conta com dezenas de afiliadas com as portadoras nos segmentos Pop, Hits e Light. 
 
A Rede Transamérica nasceu em agosto de 1973, na capital pernambucana através dos 92.7 FM seguindo o padrão adulto. Logo após a inauguração surgiram as demais emissoras próprias da rede como Brasília (100.1), São Paulo (100.1), Curitiba (100.3), Rio de Janeiro (101.3), e já na década de 80 chegava a Salvador (100.1).
 
Em 1985, a rádio deixou de lado o segmento adulto (público da rádio desde a estréia da rede) e passou a trabalhar focando o público jovem. No final da década de 80 a Transamérica já era um fenômeno de audiência, chegando a ser líder na capital paulista. Em janeiro de 1990 surgiu a transmissão via-satélite da rede (anteriormente as emissoras retransmitiam a programação através de material gravado).
 
Em 2000, com o surgimento da portadora Hits (programação popular), a Transamérica adotou o termo "Pop" em seu nome (a portadora Light surgiu em março de 1999 na capital paranaense pelos 95.1). No ano passado a Transamérica voltou a operar em definitivo pelos 88.7 de Belo Horizonte, sendo mais uma retransmissora própria da rede com o segmento Hits.
 
Há dois anos a Rede Transamérica deixou de utilizar os sobrenomes “Pop” e “Hits” na área artística, dizeres que eram utilizados para diferenciar uma portadora da outra em relação ao gênero de cada uma delas. Esses “sobrenomes” foram retirados no início da consultoria prestada por Lui Riveglini, profissional que auxiliou no realinhamento de alguns pontos dos projetos da Transamérica. Os indicativos “Pop” e “Hits” foram mantidos nas apresentações institucionais e comerciais da rede paulista.
 
Redes via-satélite - Veja e ouça as rádios que fazem parte da Rede Transamérica portadora Pop, portadora Hits e portadora Light.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Transamérica, expansão, rede, programação, aniversário

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.