Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2013 @ 18:06

Fim de Expediente | 7 de novembro de 2013

São Paulo – Resumo das notícias publicadas hoje pelo Tudo Rádio.com

Publicidade

Confira a edição de hoje do Fim de Expediente Tudo Rádio.com.

Todos os dias os visitantes do Tudo Rádio acompanham um resumo objetivo das notícias que saíram no portal durante o dia. Se você perdeu alguma informação e está com a corda no pescoço quando o assunto é “tempo”, o resumo vai manter você atualizado com o que foi destaque no mundo radiofônico.

Boa leitura!

 
Mais shows: Aniversário de Itaquera terá evento promovido pela Metropolitana FM
 
A agenda de eventos relacionadas às emissoras de São Paulo segue movimentada nesse final de ano. Recentemente o público paulistano acompanhou eventos promovidos por rádios como Nativa FM 95.3, Transcontinental FM 104.7, Mix FM 106.3, Band FM 96.1, 89 A Rádio Rock FM 89.1, Jovem Pan FM 100.9, Alpha FM 101.7, entre outras. Uma das emissoras mais ativas nesse fim de ano é a Metropolitana FM 98.5, rádio que já teve alguns de seus planejamentos recentes destacados pelo Tudo Rádio. Além das ações “Show Metropolitana” (realizada no final de outubro) e segunda edição do “Rio 40 graus” (esperada para 20 de novembro), a rádio também é responsável por promover o evento de aniversário de Itaquera.
 
Especial: 7 de novembro - Dia do Radialista
 
Hoje, quinta-feira, dia 7 de novembro, é comemorado oficialmente o Dia do Radialista. A data foi instituída no Brasil em 2006 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comemorar a data de nascimento do compositor, músico e também radialista Ary Barroso. Segundo Decreto de Lei de 24 de julho de 2006, o Dia do Radialista foi alterado oficialmente para o dia 7 de novembro, porém muitos profissionais ainda comemoram seu dia em 21 de setembro. O Tudo Rádio faz questão de lembrar as duas datas e estender os parabéns a todos os profissionais que fazem o rádio cada vez mais forte e apaixonante.
 
Cobertura: Tudo Rádio acompanha cerimônia de assinatura de decreto de migração das AMs
 
O Tudo Rádio vai acompanhar a cerimônia de assinatura do decreto que permite a migração das rádios AMs para o espectro FM. A presidente Dilma Rousseff vai sancionar o documento, que será acompanhado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e radiodifusores de vários estados do Brasil, que integram caravanas de associações estaduais do setor. A cobertura do Tudo Rádio será por meio desta matéria. Iremos atualizar a cada nova informação que merecer destaque.
 
Migração: Slaviero lembra do tema “flexibilização da Voz do Brasil” em seu discurso
 
Hoje o rádio brasileiro acompanhou um momento histórico para a sua operação. Foi assinado pela Presidente da República Dilma Rousseff o decreto que autoriza a migração das emissoras que atuam na faixa AM para a operação em FM convencional ou estendido. Durante a cerimônia que marcou esse ato, os presidentes da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), da Abra (Associação Brasileira de Radiodifusores) e da Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) também discursaram no evento. Daniel Slaviero, presidente da Abert, destacou em seu discurso outro tema polêmico do setor: a flexibilização do horário de transmissão da Voz do Brasil.
 
Migração: Mudança de faixa não será obrigatória e dependerá da disponibilidade de canais em FM
 
Conforme amplamente noticiado e acompanhado pelo setor de rádio brasileiro e pelo Tudo Rádio, a presidente Dilma Rousseff (foto abaixo. Imagem/crédito: Folha Press) assinou hoje o decreto que possibilita a migração das rádios AMs para a faixa FM. O tema já era uma reivindicação antiga do setor e hoje passou a ser de conhecimento nacional, acompanhado de perto por toda a população brasileira através da repercussão da assinatura do decreto. As emissoras AMs interessadas terão 1 ano para solicitar a mudança para a faixa FM e o Ministério das Comunicações verificará a disponibilidade de canais em FM. Nas regiões mais populosas do país, onde há uma grande concentração de rádios em FM, o AM deverá utilizar uma faixa estendida em frequência modulada.
 
Curiosidade: Migração das rádios AMs vai movimentar indústrias do setor
 
Durante a cerimônia de assinatura do decreto de migração das rádios AMs, o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação e diretor da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), João Carlos Saad, disse que as rádios que optarem por fazer a migração, deverão adquirir seus equipamentos com empresas nacionais. Isso deve gerar um aquecimento nas vendas do setor, já que serão cerca de 1800 emissoras que poderão fazer a mudança de espectro. A Biquad Tecnologia é uma empresa que já está trabalhando para oferecer aos radiodifusores equipamentos para a reforma em estúdios do ar, de gravação e nos parques de transmissão.

 

A redação do Tudo Rádio.com retorna amanhã a partir das 8h00 (horário de Brasília). 

 

Mande sua sugestão de pauta para [email protected]

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/10069-fim-de-expediente-7-de-novembro-de-2013