Terça-Feira, 03 de Dezembro de 2013 @ 10:57

Panorama: Recife volta a ter líder geral acima dos 100 mil ouvintes por minuto

Recife – As duas primeiras colocadas reagiram e aumentaram a distância para as demais estações

Publicidade

Foi divulgado na primeira quinzena de novembro mais um resultado da audiência FM do Recife e região metropolitana, dados do Instituto Ibope que foram repassados às agências do meio e emissoras de rádio. Na pesquisa o destaque ficou por conta da reação das líderes de audiência, rádios que apresentaram nova evolução em suas médias de audiência e se distanciaram das demais estações participantes da medição. Os dados são referentes ao período 05h-00h (todos os dias e locais, trimestre agosto a outubro/2013).

A capital pernambucana volta a ter uma líder geral que supera a marca de 100 mil ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais). A Recife FM 97.5 tem se recuperado de uma oscilação negativa ocorrida em alguns resultados passados, fato que também atingiu outras estações da pesquisa. A recuperação do mercado jogou a Recife FM para cima, superando essa marca de 100 mil ouvintes (com isso a FM está entre as estações mais sintonizadas do país, com base na comparação dos índices absolutos de outras estações brasileiras), além de manter a FM na liderança geral do Recife. A reação do meio também melhorou os números da vice-líder Clube FM 99.1, emissora que também é destaque ao se manter próxima da marca dos 100 mil ouvintes por minuto nesse mesmo filtro.

Metade do rádio FM do Recife segue dividido entre as duas lideres , onde a primeira tem cerca de 23% de participação no total da audiência local, enquanto a vice-líder crava cerca de 20% (share, período 05h-00h, todos os dias e locais). Nas demais colocações e disputa por segmentos o meio FM não viu mudanças significativas, tendo as rádios Maranata FM 103.9 (terceiro lugar geral e líder no segmento gospel/religioso), Mix FM 103.1 (quinto geral e líder no segmento jovem/pop) e Nova Brasil FM 94.3 (líder entre as rádios do segmento adulto-contemporâneo).

O meio do Recife ainda aguarda os efeitos da mudança nos canais 90.3 FM e 97.1 FM: a CBN que ocupava a sintonia 90.3 FM cedeu espaços para a criação da JC News, enquanto a rádio foi deslocada para 97.1 FM. Essa disputa deve ser sentida na medição a partir do primeiro semestre de 2014.

Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Girando o dial

Saiba o que é sintonizado no Grande Recife e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/10192-panorama-recife-volta-a-ter-lider-geral-acima-dos-100-mil-ouvintes-por-minuto