Mais uma afiliada mineira da rede Jovem Pan FM passou a apostar no “WhatsApp” como um canal de comunicação com o seu público. “Queridinho” dos jovens, o aplicativo social permite uma integração direta entre a emissora e seus ouvintes, além da possibilidade das mensagens enviadas serem privadas, ou seja, não há a publicação direta e indesejada dos textos. No início de dezembro o Tudo Rádio informou que a Jovem Pan FM 99.1 de Belo Horizonte adotou a aplicação como mais um de seus canais de relacionamento com o público jovem. Agora foi a vez da Jovem Pan FM 102.3 de Ipatinga passar a usar a ferramenta.
O número utilizado pela Jovem Pan FM de Ipatinga no “WhatsApp” é o (31) 8343.6604, já anunciado para o público mineiro através de chamadas na emissora, anúncios e postagens em redes sociais da rádio (como na “fan page” da FM no Facebook). O ouvinte pode adicionar a rádio em sua lista de contatos e iniciar uma conversa direta com a Jovem Pan FM através da aplicação. O canal serve para pedidos de músicas, interações de assuntos diversos e participação de promoções. O “WhatsApp” possuí cerca de 72% do mercado, sendo o mais usado no Brasil, principalmente entre jovens com menos de 25 anos de idade (parcela significativa do total do público-alvo da Jovem Pan FM).
O “WhatsApp” também é utilizado pela Jovem Pan FM de Belo Horizonte, estação que está entre as principais emissoras do rádio jovem do Brasil. O número utilizado pela emissora da capital mineira é o (31) 9901.0991, sendo uma alusão à frequência da emissora na capital mineira. O Tudo Rádio destacou essa iniciativa da Jovem Pan FM de Belo Horizonte no início de dezembro e também informou que a Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista (região de Bauru, interior de São Paulo) também utiliza a aplicação como uma ponte interativa entre a emissora e o público da rádio. O número utilizado pela FM paulista no aplicativo é o (14) 99711.5977.
Ainda sobre a Jovem Pan FM de Ipatinga, a emissora apareceu na liderança geral dos principais períodos da pesquisa de audiência realizada pelo Instituto Ibope na cidade mineira, medição de 2013.
Jovens migram para o WhatsApp
Entre as razões para uso do “WhatsApp” pelos usuários está a busca por mais independência, já que na nova plataforma os usuários possuem mais privacidade, contrariando o que acontece nas redes sociais tradicionais. Ele também é uma opção a mais em relação ao “Torpedo” (SMS / mensagem de texto via celular), tendo o mesmo princípio de envio de mensagens, porém sem limitação dos caracteres e custos por mensagem (mas o usuário precisa estar conectado à internet, seja via rede celular ou WIFI).
Colaboração de Rubens Oliveira
Ipatinga e BH em FM – Ouça e veja o alcance das rádios Jovem Pan FM de Ipatinga e Belo Horizonte, além de outras emissoras:
clique aqui.