Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2014 @ 09:19

Rede Senado inicia operação definitiva em João Pessoa

João Pessoa – Inauguração da rádio ocorreu em cerimônia no final do ano passado

Publicidade
Em cerimônia promovida pela Assembleia do Estado da Paraíba, com a participação de cerca de 400 pessoas, foi oficializada a estreia da Rádio Senado FM 106.5 de João Pessoa. A emissora entra em operação em conjunto com a TV Senado Digital no final do mês passado. O sinal já esta disponível para mais de 1,22 milhão de pessoas da região metropolitana.
 
Em seus discurso, o presidente da assembleia, deputado Ricardo Marcelo, elogiou a parceria técnica entre o Senado e a assembleia, que possibilitou a chegada da Rédio e da TV Senado à Paraíba, salientando que o grande beneficiário será o cidadão, que poderá acompanhar em tempo real e com total transparência os trabalhos das duas casas legislativas – a TV Câmara também será acessada. Com a inauguração oficial, as emissoras deixam de operar em fase de testes e passam a funcionar em caráter experimental.
 
Os testes de campo realizados na região demonstraram que a qualidade dos sinais da TV e Rádio Senado estão dentro do padrão desejado. A TV Senado Digital dispõe de um transmissor de 2.5 KW, suficiente para cobrir os municípios de Joao Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espitiro Santo, Lucena, Alhandra, Pitimbu, Caaporã, Mamanguape, Rio Tinto e Santa Rita. O transmissor da Rádio Senado FM tem 1 KW de potencia, mas segundo o engenheiro de telecomunicações Aldo Renato de Assis, é o suficiente para atender a mesma região de cobertura da TV Senado.
 
Os moradores da região metropolitana de João Pessoa já podem sintonizar a Rádio Senado em FM 106.5 e os telespectadores da TV Senado sintonizam o sinal pelo canal 40 UHF, o mesmo utilizado para as transmissões analógicas. João Carlos Barizon, engenheiro de telecomunicações da TV Senado, explicou que os sinais digitais e analógicos estão disponíveis no mesmo canal, o que fará a diferença será o aparelho receptor. Caso o televisor seja analógico, o sinal recebido será analógico. Se dispuser de tecnologia digital, recebe o sinal digital.
 
O grupo responsável pela expansão de mídias do Senado Federal pretende, em médio prazo, desligar as transmissões analógicas da TV Senado. Segundo o diretor adjunto da Secretaria de Comunicação, Flavio de Mattos, a Casa vai continuar seu processo de expansão inaugurando em breve a Rádio Senado FM e a TV Senado Digital em Macapá, que já estão em fase de testes. Em São Luiz o sinal digital da TV Senado esta disponível no canal 51 UHF e a FM será instalada em breve. Boa Vista deve receber os sinais de Rádio e TV ainda no primeiro semestre do próximo ano.
 
Para o Rio de Janeiro, o Senado já dispõe de concessões e equipamentos, mas a instalação depende de autorização do Instituto Chico Mendes, que administra o Parque Nacional da Tijuca, onde está situado o Morro do Sumaré, que abriga as antenas de transmissão que atendem a capital fluminense. A emissora pública vai operar na capital fluminense em FM 105.9.
 
Com informações da Agência Senado

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/10402-rede-senado-inicia-operacao-definitiva-em-joao-pessoa