Terça-Feira, 15 de Abril de 2014 @ 15:06

Panorama: Mercado FM cai novamente em Curitiba. Massa FM segue líder e Gospel FM avança

Curitiba – Gospel FM, BandNews, CBN e Rádio T foram as únicas que melhoraram as suas médias de ouvintes por minuto

Publicidade

Mais um resultado preocupante para o mercado FM de Curitiba. A medição realizada pelo Instituto Ibope e repassada hoje (15 de abril) às agências do meio e emissoras participantes apontou mais uma queda na média geral de ouvintes por minuto, sendo a sétima seguida. Trata-se do menor teto de audiência visto no FM curitibano na comparação com os resultados dos anos anteriores, além das piores médias registradas por algumas estações durante esse mesmo período de tempo. Já em relação à posições, houve um “achatamento” das distâncias. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, janeiro a março de 2014):

A queda do meio FM não influenciou na distância observada entre as primeiras colocadas do ranking. A Massa FM 97.7 segue isolada na primeira colocação nos principais períodos da medição, sendo a única FM a superar a marca de 40 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais) e acima dos 18% de share nesse mesmo filtro. Na sequência aparece a Caiobá FM 102.3, outra FM que também acompanhou o recuo do mercado FM curitibano, mas segue isolada na vice-liderança de audiência (tendo boa vantagem para as demais participantes da medição). As duas primeiras colocadas são as rádios que registram médias mais próximas daquelas de costume, antes da baixa do meio FM.

Houve um “achatamento” na distância entre as estações que ocupam a terceira e a sexta posições no período 05h-00h (todos os dias e locais). A 98 FM 98.9 é seguida de perto pela Jovem Pan FM 103.9, emissora que lidera no segmento jovem/pop e que registrou melhora no share (partilha do total da audiência entre as FMs participantes), porém tanto a 98 como a Jovem Pan também acompanharam a tendência de queda do meio na média de ouvintes por minuto. Na sequência vem a única rádio que oscilou positivamente entre as primeiras colocadas: a Gospel FM 89.3 voltou a crescer na pesquisa e retomou a quinta colocação geral no período 05h-00h (todos os dias e locais). A Clube FM 101.5 aparece em sexto geral e fecha esse “bolo” que disputa as primeiras colocações do ranking em Curitiba.

A Gospel FM não foi a única que reagiu: as jornalísticas BandNews FM 96.3 (um dos destaques da medição atual e líder em seu segmento de atuação) e a CBN FM 90.1 voltaram a oscilar positivamente na média de ouvintes por minuto (período 05h-00h, todos os dias e locais). A Rádio T FM 104.9 também melhorou sua média de audiência, estando assim mais próxima de disputar novas posições no ranking geral.

Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Girando o dial

Saiba o que é sintonizado na Grande Curitiba e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/10870-panorama-mercado-fm-cai-novamente-em-curitiba-massa-fm-segue-lider-e-gospel-fm-avanca