Quinta-Feira, 08 de Maio de 2014 @ 09:25

Produtora lança radionovela para exibição em rádios comunitárias

São Paulo – Projeto “A Curva do Rio” reúne profissionais reconhecidos do rádio, teatro, tv e humor 

Publicidade
A produtora Toda Onda lançou nesta semana o projeto de radionovela “A Curva do Rio”. A peça será exibida em vinte emissoras comunitária nas áreas de distribuição da EDP Bandeirante - Vale do Paraíba e Alto Tiete- e EDP Escelsa – municípios do Espírito Santo. A Curva do Rio foi criada e dirigida pelo do jornalista e produtor independente Luiz Henrique Romagnoli que ainda compôs o roteiro com o autor e diretor teatral Fabio Brandi Torres.
 
A Curva do Rio é uma radionovela de 20 capítulos de 10 minutos, com edição de 30 minutos com os melhores momentos aos finais de semana. O projeto é apresentado pela EDP, empresa que atua na área de geração, comercialização e distribuição de energia elétrica. Na área de distribuição, a empresa atua no estado do Espírito Santo e São Paulo – Vale do Paraíba, Alto Tietê e Litoral Norte. O apoio cultural faz parte da ação da EDP na divulgação e formação de hábitos sustentáveis de eficiência energética.
 
“O objetivo é fornecer conteúdo de qualidade às rádios comunitárias, além de capacitação e material promocional, para que elas possam fazer melhor seu trabalho de atingir as pequenas comunidades. As rádios comerciais AM e FM da região têm mídia, apoio de divulgação e abertura para criação de novos projetos.” conta Romagnoli, também presidente da Associação das Produtoras Independentes de Rádio e Outros Conteúdos de Áudio – APRAIA.  
 
A radionovela foi lançada no dia 5 de maio. A produção se passa na cidade fictícia de em Cerros do Rio Novo, que nasceu depois que uma grande obra desviou o curso de um rio para beneficiar as fazendas de gado da região há cerca de 50 anos. A mudança do curso causou a extinção de uma área de mata original, mas, sem que isso estivesse nos planos, acabou gerando um novo trajeto, sinuoso, com corredeiras e cachoeiras que se tornaram uma grande atração turística da região. Ali nasceu uma comunidade, que logo se tornou uma cidade, com pousadas e comércios voltados para mercado turístico local.
 
A trama tem elementos tradicionais como um vilão que atropela quem precisar para conseguir seus objetivos (Sergio Mamberti como Wenceslau Mendonça) e enfrenta um novo prefeito que quer derrubar a oligarquia que manda na região há décadas (Norival Rizzo, como Júlio Cesar). 
 
O jovem idealista João (Ricardo Monastero) quer reconquistar o amor de Rita (Erika Altimeyer) filha do poderoso Mendonça, que namora o ricaço nerd Otavio (Roberto Rocha). O comentário sobre as novas da cidade e sobre meio ambiente e sustentabilidade vem junto com a leitura de poesias e crônicas pelo diretor da radio Curva do Rio FM (Jairo Matos como Marco Antonio)
 
A rádio ainda tem personagens como a dupla caipira Mestre Antenor (Wandi Doratiotto do Premê) e Tião Granjeiro (Laert Sarrumor do Língua de Trapo), compadres briguentos e engraçados. Tem também a participação especial do repórter do CQC, Oscar Filho no papel de Nandão, faz tudo da rádio, que quer aprender com Marco Antonio a ser locutor para conquistar sua amada Cleonice (Raquel Marinho), numa divertida e atualizada releitura do entrecho de “Cyrano de Bergerac”.
 
Os próximos passos são criar faixas de horários com radionovelas em várias emissoras, principalmente nas que estão transitando para o FM. “Já estamos cutucando o ministério da Cultura para criar financiamento e fomento para o rádio, que não existem nas áreas oficiais. Vamos também compartilhar a experiência com outras produtoras independentes para acelerar este processo o país todo”.  Além do aparelho de radio, “A Curva do Rio” ficará disponível em canais de internet.
 

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/10973-produtora-lanca-radionovela-para-exibicao-em-radios-comunitarias