Terça-Feira, 13 de Maio de 2014 @ 07:37

Panorama: Gospel FM avança em Curitiba e ganha posição. Jovens também reagem

Curitiba – Massa FM segue na liderança e a Caiobá FM continua isolada na segunda posição

Publicidade

Foi divulgado ontem (12 de maio) mais um resultado geral da audiência FM de Curitiba, dados obtidos pelo Instituto Ibope e repassados às agências de comunicação e estações participantes. Novamente a média de audiência do meio FM curitibano caiu, sendo a sétima queda consecutiva. Porém dessa vez o mercado viu uma desaceleração dessa tendência de queda, além do avanço nos índices de emissoras que ocupam colocações importantes. Acompanhe o panorama parcial (período 05h-00h, todos os dias e locais, fevereiro a abril de 2014):

A Gospel FM 89.3 foi um dos principais destaques da medição de audiência em Curitiba e região metropolitana. A emissora apresentou mais uma reação positiva em seu índice, isso nos principais períodos da pesquisa. No 05h-00h (todos os dias e locais) a Gospel FM voltou a ocupar a quarta colocação geral em Curitiba, além de liderar em seu segmento de atuação. A rádio também chegou a terceira posição geral no 06h-19h, sendo o melhor desempenho já obtido pela FM nesse filtro desde a inauguração da rádio em 2008. Massa FM 97.7 (líder) e Caiobá FM 102.3 (vice) seguem isoladas em suas colocações e registraram números próximos das marcas obtidas na pesquisa anterior. A 98 FM 98.9 aparecem em terceiro no 05h-00h e aparentemente desacelerou sua tendência de queda (rádio que inicia agora uma nova fase artística – saiba mais).

O meio FM também viu reações nos índices das rádios do segmento jovem/pop. Apesar de recuar uma posição devido o avanço da Gospel, a Jovem Pan FM 103.9 melhorou sua média de audiência nos principais períodos da medição, além de continuar líder isolada em seu gênero de atuação. Desde o início do ano a Jovem Pan interrompeu a tendência de queda e agora volta a reagir ao apresentar avanço em seus números, fixando a quinta posição no 05h-00h (todos os dias e locais). O mesmo valeu para a Mix FM 91.3, rádio que chegou a registrar sua melhor marca em Curitiba e ganhou mais uma posição no ranking (sétimo). Porém a afiliada local da rede paulista interrompeu o trabalho da marca (clique aqui e saiba mais), fato que poderá ser percebido nas próximas medições.

O meio curitibano também viu melhoras nas médias de audiência das rádios Transamérica FM 100.3 e BandNews FM 96.3 (líder no segmento jornalístico). Emissoras como Rádio T FM 104.9 (que registrou uma de suas melhores marcas desde o início de suas operações na capital paranaense) e CBN FM 90.1 também ampliaram as suas médias de ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais).

Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Girando o dial

Saiba o que é sintonizado na Grande Curitiba e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/10997-panorama-gospel-fm-avanca-em-curitiba-e-ganha-posicao-jovens-tambem-reagem