Quinta-Feira, 26 de Junho de 2014 @ 07:45

Kiss FM retoma sintonia no Rio de Janeiro e região metropolitana

Rio de Janeiro – Emissora esteve ausente do dial carioca desde o final de maio

Publicidade

*Atualizado - 9h47

O Rio de Janeiro encerrou o dia de ontem (25) com uma novidade no dial FM: os ouvintes da capital fluminense voltaram a sintonizar com facilidade a Kiss FM 91.9. A emissora que pertence a rede liderada pela Kiss FM 102.1 de São Paulo esteve ausente do FM do Rio de Janeiro desde o final de maio, quando deixou de ser percebida no ar pela audiência local. Desde fevereiro passado a rádio passou a atingir o mercado carioca com facilidade, após um período operando com baixa potência a partir de São Gonçalo (cidade da Grande Rio). Nessa volta os ouvintes também notaram o retorno do sistema RDS na 91.9 FM.

No dia 5 de fevereiro a Kiss FM “estreou” no dial carioca ao cobrir com qualidade grande parte do Rio de Janeiro e região metropolitana, isso após um período operando com baixa potência e restrita às proximidades com São Gonçalo. Na sequência a FM também chegou a pontuar na pesquisa geral de audiência realizada mensalmente pelo Instituto Ibope, porém no dia 26 de maio a sua transmissão deixou de ser captada no Rio de Janeiro e arredores. O retorno ocorreu no final da tarde de ontem (25) e também com a presença do sinal RDS em 91.9 FM (sistema que emite mensagens curtas de textos para os receptores de ouvintes que dispõe dessa tecnologia). A qualidade de sinal da Kiss FM é a mesma de antes da interrupção.

A Kiss FM já era aguardada pelos cariocas desde 2011, quando foram realizadas as primeiras transmissões a partir de 91.9 FM, concessão comercial de baixa potência originada em São Gonçalo. A expectativa local é relacionada a uma possível inauguração oficial da emissora no Rio de Janeiro, já que a Kiss FM ainda não foi apresentada em definitivo ao mercado carioca (realizando apenas ajustes em seu sistema de transmissão). Além de São Paulo e do Rio de Janeiro a marca está presente em Campinas (Kiss FM 107.9), Baixada Santista (Kiss FM 102.9) e no Distrito Federal (Kiss FM 102.3). A Kiss FM ainda não se pronunciou oficialmente sobre os trabalhos no Rio de Janeiro.

A programação veiculada em 91.9 FM é a mesma da Kiss FM de outras praças, com inserções locais apenas durante os intervalos comerciais (execuções de vinhetas de identificação e chamadas institucionais da rádio).

Na noite desta quarta-feira, o locutor que estava ao vivo na programação da emissora, em São Paulo, comentou que estava recebendo mensagens de ouvintes do Rio de Janeiro. Algumas mensagens, segundo o radialista, dizia que ouvintes captavam a emissora com facilidade em algumas regiões da cidade. Outros informavam que não estavam conseguindo ouvir a programação da 91.9 FM.


Colaboração de Marcel Cardoso

Dial fluminense - Veja a lista completa e ouça as emissoras sintonizadas no Rio e arredores: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/11249-kiss-fm-retoma-sintonia-no-rio-de-janeiro-e-regiao-metropolitana