Quarta-Feira, 02 de Julho de 2014 @ 10:55

Expansão: Ida da CBN para o FM de Santa Catarina completa 1 ano

Blumenau – CBN em FM ainda é uma exclusividade da região de Blumenau

Publicidade

A CBN FM 95.9 de Blumenau, única afiliada da rede jornalística do Sistema Globo de Rádio a operar em FM no estado de Santa Catarina, completou 1 ano de trabalhos em sua nova frequência. A marca foi alcançada no último dia 29 e marcou a estréia da CBN no FM catarinense, estado que conta com outras afiliadas da rede jornalística, porém todas na faixa AM. Existe a expectativa de que essa situação mude nos próximos anos com a ida da CBN para a faixa FM de outros mercados catarinenses, chance ampliada com a migração das rádios AMs para a faixa FM. Por enquanto a CBN em FM é uma exclusividade de Blumenau.

Operando em 95.9 FM a CBN de Blumenau (ou CBN Vale do Itajaí) é uma emissora que também pode ser captada nos mercados de Itajaí, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Indaial, Gaspar, Brusque, entre outras cidades. A CBN substituiu a afiliada da Band FM em 95.9 FM, emissora popular que esteve no ar em Blumenau entre 1998 e 2013 (rede que segue no Vale do Itajaí através do sinal da Band FM 92.9 de Itajaí). A “nova” CBN FM 95.9 é na verdade a migração de uma já afiliada da CBN em AM para a faixa FM, já que a CBN Vale do Itajaí já existia através da operação em 820 AM (atual Rádio Globo). Essa mudança de canal não tem relação à migração que as AMs brasileiras devem passar para a faixa FM nos próximos anos, sendo uma movimentação causada pela afiliada catarinense.

A CBN Blumenau (ou CBN Vale do Itajaí) é a única afiliada em FM da rede jornalística a operar no FM catarinense. A rede de responsabilidade do Sistema Globo de Rádio possuí outras duas afiliadas em Santa Catarina: CBN Diário AM 740 de Florianópolis (controlada pelo Grupo RBS) e CBN AM 1390 de Lages (SCC - Sistema Catarinense de Comunicação). Existe a expectativa da estréia da CBN na faixa FM através de novas afiliações catarinenses e a possibilidade de migração das atuais afiliadas em AM para a faixa FM, conforme a migração das AMs evolua no país. As duas emissoras em AM da CBN no estado de Santa Catarina pediram a migração para a faixa FM (clique aqui e saiba mais).

Em Blumenau a CBN é controlada pelo grupo RFC (Rede Fronteira de Comunicação). A rede contra com outras afiliadas em FM na região sul do país, sendo todas localizadas no Paraná. São elas: CBN FM 90.1 de Curitiba (com sintonia no planalto norte de Santa Catarina), CBN FM 93.5 de Londrina e CBN FM 95.5 de Maringá.

Expansão em FM

A ida da CBN de Blumenau para o FM catarinense foi uma das etapas de expansão da Rede CBN para vários mercados Fms de diferentes regiões do país. Apenas em 2013 (ano da mudança em Blumenau) a CBN chegou ou promoveu mudanças de expansões nos FMs de Salvador (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), João Pessoa (PB), Santos (SP) e Guajará-Mirim (RO).

Hoje são 21 emissoras em FM na rede CBN. São elas: CBN FM 90.5 de São Paulo, CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro, CBN FM 106.1 de Belo Horizonte, CBN FM 95.3 de Brasília, CBN FM 99.1 de Campinas, CBN FM 91.3 de Salvador, CBN FM 95.5 de Fortaleza, CBN FM 90.1 de Curitiba, CBN FM 91.5 de Manaus, CBN FM 97.1 do Recife, CBN FM 97.1 de Goiânia, CBN FM 104.5 de Maceió, CBN FM 101.7 de João Pessoa, CBN FM 90.5 de Ribeirão Preto, CBN FM 99.7 de Santos, CBN FM 93.5 de Londrina, CBN FM 93.5 de Vitória, CBN FM 95.5 de Maringá, CBN FM 95.9 de Blumenau, CBN FM 101.9 de Palmas / Porto Nacional, CBN FM 93.7 de Guajará-Mirim.

Rede CBN – Confira e ouça a lista completa de emissoras da CBN (AMs e FMs): clique aqui.

Blumenau e Vale do Itajaí – Confira e ouça a lista de FMs captadas nessa área catarinense: clique aqui

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/11284-expansao-ida-da-cbn-para-o-fm-de-santa-catarina-completa-1-ano