Sexta-Feira, 11 de Julho de 2014 @ 11:14

89 A Rádio Rock inicia o seu segundo ano sem a utilização de “naming rights” em sua marca

São Paulo – Programas ainda utilizam esse formato de comercialização, porém o nome da emissora não sofreu novas alterações

Publicidade

Uma curiosidade para o mercado de rádio de São Paulo. A 89 A Rádio Rock FM 89.1 inicia o seu segundo ano sem contar com o formato de parceria “naming rights” em seu nome fantasia. A estratégia foi adotada durante duas oportunidades na emissora paulistana, porém não foi mais necessária durante a atual fase vivida pela rádio em São Paulo. O formato “naming rights”, ou algo semelhante a isso, segue presente em algumas atrações da 89 A Rádio Rock, que contam com o patrocínio e parceria direta de marcas famosas. O portal de conteúdo UOL foi a empresa parceira no formato “naming rights” durante a retomada do projeto de rádio rock.

Em julho do ano passado a 89.1 FM já não contava mais com o nome do portal UOL em sua marca e também em vinhetas. A ausência desse formato de parceria comercial não foi sentida pela 89 A Rádio Rock, estação que vive uma boa fase nesse departamento desde o primeiro semestre do ano passado, deixando de ser necessária uma parceria que altere o nome fantasia da FM. A montadora Ford e o próprio UOL continuam como parceiros importantes da rádio, sendo que o portal de conteúdo conta com um programa de notícias na grade diária da 89 A Rádio Rock. Já a montadora leva ao ar o Ford Rocks.

A parceria entre a rádio e o UOL foi anunciada na reestréia da A Rádio Rock em São Paulo, ocorrida em 21 de dezembro do ano passado. Nas primeiras horas daquele dia o portal do UOL promoveu o retorno da emissora ao dial paulistano, além do anuncio de integração total entre os dois canais (rádio e internet). Além de promover seus serviços através do formato “naming rights” pela marca “UOL 89 A Rádio Rock”, o provedor também municiou boa parte da programação jornalística da emissora paulistana, contando também com atrações que destacavam o conteúdo no UOL durante a faixa horária comercial da 89.1 FM. A parceria deu fôlego comercial para a retomada das operações da FM como 89 A Rádio Rock. O apoio no conteúdo e em outras frentes segue entre a rádio e o portal.

O UOL não foi o primeiro trabalho no formato “naming rights” na 89.1 FM de São Paulo. Entre 2011 e 2012 a emissora contou com um acordo que alterou seu nome fantasia para “Fast 89 FM”, alusivo a um produto voltado ao segmento jovem que é comercializado pela multinacional Nestlé. Na época a 89.1 FM veiculava seu projeto de rádio jovem/pop, esse que persistiu entre 2006 e final de 2012.

UOL no Rio de Janeiro

Outra emissora que conta com uma parceria com o provedor UOL é a Rádio Cidade FM 102.9, rádio que também carrega a bandeira do gênero musical rock e retornou recentemente ao dial do Rio de Janeiro. Na Rádio Cidade existem chamadas e atrações ligadas ao UOL, semelhante ao qu ocorre na 89 A Rádio Rock.

Naming Rights

Esse modelo de negócio persiste no rádio do país e tem a SulAmérica Trânsito FM 92.1 de São Paulo como acordo mais duradouro entre as parcerias desse formato (está no ar desde 2007 e destaca o nome e produtos da seguradora SulAmérica). Na capital paulista o meio conta também com a Bradesco Esportes FM 94.1, projeto que conta com a parceria da instituição financeira Bradesco. Essas marcas também operam no formato naming rights no Rio de Janeiro através da SulAmérica Paradiso FM 95.7 e da Bradesco Esportes FM 91.1.

Rio e São Paulo – Veja e ouça essas importantes emissoras. Escolha: Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/11344-89-a-radio-rock-inicia-o-seu-segundo-ano-sem-a-utilizacao-de-naming-rights-em-sua-marca