Sexta-Feira, 22 de Agosto de 2014 @ 20:20

Panorama: Nativa FM chega aos 14 anos de atuação no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Marca foi alcançada em agosto desse ano

Publicidade

No mês de agosto a Nativa FM 103.7 alcançou a marca de 14 anos de trabalhos ininterruptos no Rio de Janeiro e região metropolitana. A rádio que é controlada localmente pelo grupo Diários Associados iniciou as suas atividades em 1 de agosto de 2000, substituindo a antiga Tupi FM em 96.5 FM. Desde 2009 a Nativa FM ocupa a frequência 103.7 FM, alteração ocorrida para a promoção da Super Rádio Tupi AM 1280 ao dial FM do Rio de Janeiro (emissora também operada pelo grupo Diários Associados). Hoje a Nativa FM é uma das principais audiências do FM carioca, voltada ao público de rádio popular/eclética.

Antes de se chamar Nativa FM, a rádio era conhecida como Tupi FM. A rádio estreou em 24 de maio de 1974 na frequência em FM 96.5 - que ficou conhecida como Tupi FM – a Nativa do Rio. Criada em uma época em que quase não havia emissoras FM no país, a Tupi foi pioneira ao ter uma emissora inteiramente musical. Já em 1996 a rádio não só mudou o nome para Tupi FM – O amor do Rio, como também mudou toda a sua programação com o objetivo de se tornar mais popular.

No dia 1º de agosto de 2000 houve a mudança da marca e foi criada a Nativa FM – O amor do Rio, em parceria com a marca carregada pela Nativa FM 95.3 de São Paulo (emissora que ainda não era operada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e sim pelo Grupo Camargo de Comunicação). A Nativa carioca chegou a compor a primeira tentativa de rede nacional da Nativa FM de São Paulo em 2001, porém a grade da FM continuava com atuação local (transmitia a rede em apenas um horário). Após o encerramento dessa cadeia a Nativa FM não teve mais ligações com a 95.3 FM de São Paulo, apesar da parceria no uso da marca. Em 2004 a Nativa FM paulista passou para a operação do Grupo Bandeirantes, que novamente colocou a emissora como rede nacional.

Em 1º de junho de 2009 a Nativa FM carioca passou por mais uma mudança importante: de frequência. A rádio deixou a sintonia 96.5 FM e cedeu espaços para a estréia da Super Rádio Tupi AM 1280 no dial FM do Rio de Janeiro e região metropolitana. A Nativa FM passou a ser sintonizada em 103.7 FM, substituindo a Antena 1 Lite (emissora que era voltada ao segmento adulto-contemporâneo). Mesmo com a troca de frequência a Nativa FM continuou posicionada entre as FMs mais sintonizadas do Rio e região metropolitana (dados recentes do Instituto Ibope).

No dia 18 de junho deste ano a Nativa passou a transmitir sua programação a partir de uma nova estrutura, localizada na Rua Fonseca Teles (São Cristóvão). Anteriormente a rádio operava a partir da Rua do Livramento, no centro da capital fluminense.

Rio e arredores – Ouça e veja o alcance da Nativa FM carioca: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/11617