Terça-Feira, 02 de Setembro de 2014 @ 17:04

Transmissões esportivas feitas por rádios no Paraná chegam aos 80 anos

Curitiba – Primeira transmissão esportiva no Paraná foi da Rádio Clube (PRB2), atual Rádio RB2

Publicidade
O rádio paranaense está comemorando nesta terça-feira, 80 anos de transmissões esportivas. O primeiro jogo a ser veiculado foi o clássico entre Atlético Paranaense e Coritiba (conhecido como Atletiba) pela então Rádio Clube (PRB2) – atual Rádio RB2 AM 1430 de Curitiba. 
 
Segundo matéria publicada no portal Terra, há divergências de quando, de fato, aconteceu a primeira transmissão esportiva no Paraná. Maí Nascimento Mendonça acreditava que esse acontecimento foi em 1933. Já Ubiratan Lustosa apostava que, três anos antes, era a data. Entretanto, no seu livro “O Rádio no Paraná”, o escritor admitiu que relatos de amigos convenceram-no de que 1934 ficou marcado por essa marca histórica.
 
Quem teve a ideia de realizar essa transmissão foi a Rádio Clube (PRB2) – a primeira emissora do Paraná e a terceira do Brasil. O clássico “Atletiba” aconteceu no dia 2 de setembro de 1934, pela 20ª edição do certame estadual, no Estádio da Baixada, no bairro Água Verde, onde está localizada atualmente a centenária Arena da Baixada, palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014.
 
Os locutores do confronto foram Jacinto Cunha e Jofre Cabral, que se revezavam na transmissão do jogo. O estádio rubro-negro não tinha a estrutura necessária para essa novidade da comunicação. Portanto, o “jeitinho brasileiro” era necessário para que o equipamento técnico permitisse uma transmissão externa que durou mais de duas horas.
 
Cunha e Cabral precisaram improvisar um palanque que os permitissem ter uma visão ampla do campo da partida e, assim, identificarem os jogadores e suas jogadas. Para quem não pode estar no estádio atleticano, a irradiação foi retransmitida em alto-falantes instalados nos pontos de Curitiba, especialmente na Praça Tiradentes, que permitiu que os torcedores que não foram ao local pudessem acompanhar o clássico paranaense em uma nova sensação de comunicação.
 
O radialista e jornalista, Josias Lacour, aproveitou essa data histórica e escreveu o livro “80 anos de gol, a história do rádio esportivo no Paraná”, que terá lançamento no dia 30 deste mês, no Palacete dos Leões. “O projeto surgiu há dois anos. Comecei a pesquisar com autores, bibliotecas, notícias de jornais antigos e escrevi esse livro de mais de 350 páginas que relata esse feito histórico no Paraná”, conta.
 
Colaboração Nelson Pinto

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/11680-transmissoes-esportivas-feitas-por-radios-no-parana-chegam-aos-80-anos