Quinta-Feira, 04 de Setembro de 2014 @ 15:10

Migração das AMs: Testes em FM estendido são retomados hoje em São Paulo

São Paulo – Jovem Pan AM deverá ser novamente repetida em 84.7 FM até o próximo sábado

Publicidade

Os testes de transmissão em FM estendido foram retomados na tarde de hoje (4) pela Jovem Pan AM 620 de São Paulo e pela equipe técnica envolvida (formada pela Jovem Pan e pela empresa EMC, especializada em telecomunicações). A emissora paulistana que opera em AM está sendo repetida em FM “estendido”, podendo ser sintonizada pelos ouvintes paulistanos a partir da frequência 84.7 FM. A primeira bateria de testes foi realizada entre sexta (29) e sábado (30), com baixa potência. Nessa segunda etapa a potência será elevada para 1.000 watts.

Os testes foram iniciados hoje por volta das 13h e serão interrompidos no próximo sábado (6). O motivo dos desligamentos é para a que a rádio não fique sem a supervisão de técnicos durante os horários fora da faixa comercial. No primeiro teste realizado na semana passada a 84.7 FM contou com uma operação de 200 watts e nesta segunda etapa a potência será aumenta para 1kw (1.000 watts). O sistema irradiante está instalado no topo do prédio que abriga o grupo Jovem Pan, localizado nas esquinas da Avenida Paulista com a Rua Joaquim Eugênio de Lima e Alameda Santos.

Com base nestas transmissões da Jovem Pan AM em 84.7 FM será possível determinar se haverá interferência em outros serviços, como TV analógica (canais 5 e 6), além do alcance e qualidade dessas estações “estendidas”. A emissora paulista possui uma autorização especial de “Fins Científicos e Experimentais” concedida pelo Ministério das Comunicações para a realização de testes no chamado FM estendido. Essa nova faixa compreende sintonias entre 76 MHZ e 88 MHz (a faixa tradicional do FM brasileiro vai de 87.7 FM até 107.9 FM, com algumas emissoras comunitárias implantadas na faixa 87.5 FM – caso do serviço de “radiocom” em São Paulo).

Atualizado (17h26) - Foi constatado um alcance médio de 6km da 84.7 FM para a captação em receptores domésticos. Informações enviadas pela equipe técnica da EMC, responsável pelo trabalho realizado com a Jovem Pan.

Ouvintes podem acompanhar o teste

Quem tiver um rádio com FM estendido (alguns receptores já contemplam essa faixa, como FMs presentes em MP3 Players e celulares também captam o estendido através da seleção de “banda japonesa”) pode ouvir os testes realizados pela Jovem Pan AM em 84.7 FM. Com 1.000 watts de potência a tendência é de que a estação tenha o seu sinal propagado por boa parte da cidade de São Paulo, teste que poderá ser captado até o próximo sábado (6).

A Jovem Pan e a EMC devem divulgar em breve detalhes sobre os próximos dias de testes. Na primeira etapa não foram constatadas interferências em outros serviços de radiofrequência, tendo boa propagação na região da Avenida Paulista apesar da baixa potência. Os dois elementos da nova FM estão instalados na estrutura que já abriga a Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo, porém com a orientação voltada sentido a Praça da Sé (centro da capital).

Migração

O Ministério das Comunicações e a ABERT já apresentaram estudos e detalhes sobre as primeiras migrações, com destaque para as rádios do Rio Grande do Norte. Durante o congresso da SET (realizado na semana passada em São Paulo) técnicos também apontaram previsões sobre quais localidades deverão utilizar o FM estendido: clique aqui e saiba mais.

Clique aqui e saiba mais sobre a migração das AMs para o FM

Espectro – Veja e ouça a lista atual de FMs e AMs sintonizadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/11695-migracao-das-ams-testes-em-fm-estendido-sao-retomados-hoje-em-sao-paulo