Segunda-Feira, 03 de Novembro de 2014 @ 10:48

Exclusivo: Saída de rede religiosa causa alterações em rádios do interior de São Paulo

Ribeirão Preto - Rádios tradicionais como Mensagem FM "reaparecem" no dial FM paulista

Publicidade
O mês de novembro começou com uma novidade importante para vários mercados de rádio do interior de São Paulo. A Rede Salvação, projeto de rádio religiosa (evangélica) que ocupava duas estações tradicionais do interior de São Paulo (além de outras duas sintonias), deixou de ser captada entre sábado (1º) e a manhã de hoje (3). Com isso o ouvinte paulista conferiu o "ressurgimento" de rádios tradicionais como a Mensagem FM 89.3 de Taquaritinga, estação de grande abrangência em São Paulo (sintonias locais entre Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araraquara) que passou os últimos anos com grade religiosa.
 
Com a saída da Rede Salvação o ouvinte paulista viu os retornos de rádios como Mensagem FM de Taquaritinga e Lidersom FM 89.5 de Orlândia (outra FM de alcance regional, com sintonia em Ribeirão Preto e Franca), sendo a primeira com operação desde o último sábado (1º) e a 89.5 mudou sua grade nas primeiras horas desta segunda-feira. Nos dois casos não há uma programação definitiva: as estações executam músicas do gênero sertanejo que são intercaladas com a sintonia de cada FM mais prefixo (no caso da rádio de Taquaritinga ela se identifica como "Mensagem FM"). Não há a confirmação de que essas duas emissoras retomarão suas grades tradicionais ou seguirão para outras parcerias.
 
A Rede Salvação não estava restrita às frequências de Taquaritinga e Orlândia. O projeto de rede contava com a 101.7 FM de Onda Verde (região de São José do Rio Preto, com sintonia nessa importante cidade paulista), 105.7 FM de Tambaú (leste paulista, próximo a Mococa) e 95.5 FM de Amparo (95 FM 95.5, com sintonia no Circuito das Águas e cobertura parcial em Campinas). A Rede Salvação surgiu em 2011 através da 88.5 FM de Cajuru (próxima a Ribeirão Preto), deixando esse canal em março desse ano após fechar parceria com a Lidersom FM 89.5 de Orlândia. Já a 89.3 FM estava com a Rede Salvação desde agosto de 2012, quando substituiu a Rede Aleluia nesse canal. A Mensagem FM encerrou suas atividades em 2007.
 
Nos próximos dias o Tudo Rádio informará mais detalhes sobre as movimentações nessas rádios do interior de São Paulo.
 
Colaborações de Marcelo Cabrelli e Jason Lee.
 
FM do interior – Ouça e veja o alcance dessas e de outras rádios no interior de São Paulo. Escolha: Grande Campinas e arredores, região de Ribeirão Preto, região de São José do Rio Preto, Centro Paulista, Leste Paulista, regiões de Franca e Barretos.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/12060-exclusivo-saida-de-rede-religiosa-causa-alteracoes-em-radios-do-interior-de-sao-paulo