Sexta-Feira, 26 de Dezembro de 2014 @ 16:36

Mundo Livre FM está próxima de completar o seu primeiro ano em Maringá

Curitiba – Projeto originado em Curitiba iniciou suas transmissões em janeiro passado

Publicidade

A Mundo Livre FM 102.5 de Maringá está próxima de completar o seu primeiro ano de trabalhos no norte do Paraná. A emissora surgiu no dia 1º de janeiro em formato de expectativa, passando a operar oficialmente no interior paranaense a partir de 1º de fevereiro. A marca substituiu a tradicional e popular Cultura FM na cidade, alteração promovida pelo Grupo GRPCOM (responsável pela estação 102.5 FM de Maringá). Com a estréia do norte o Paraná viu a criação de uma espécie de rede segmentada, já que a Mundo Livre FM conta com a sua base em Curitiba e também opera voltada a um público que transita entre o jovem e o adulto (tendo o “rock” como uma de suas principais bandeiras musicais).

O trabalho voltado a um público mais específico foi a saída encontrada pelo Grupo GRPCOM para a operação da 102.5 FM de Maringá. A cidade paranaense já convivia com um grande número de estações consideradas “populares”, estações que disputam o mesmo universo de ouvintes na cidade e na região (é a maior parcela de ouvintes, porém o elevado número de rádios nesse gênero dividia demais a audiência local). Com a Mundo Livre a 102.5 FM passou a atuar com um público mais específico, interessado no gênero musical rock e que não era atendido por uma FM comercial no norte do Paraná. O mesmo ocorre com essa mesma marca em Curitiba, onde o mercado conta com a operação da Mundo Livre FM 93.9.

Desde 2013 o número de FMs consideradas “populares” estava aumentando em Maringá. A última inauguração no período havia sido através da Rádio T FM 93.9, estação ligada a uma extensa rede de rádios no Paraná e que já possuí resultados positivos de audiência em outros mercados paranaenses (segundo pesquisas de diferentes institutos, inclusive o Ibope). Maringá também recebeu investimentos recentes realizados por parte da Massa FM 92.3, acompanhou a estréia da Nativa FM 105.7 (emissora própria da rede, também inaugurada recentemente na cidade), conta com a tradicional Maringá FM 97.1, além de ser atingida por rádios “ecléticas” sediadas na região.

Maringá também é atendida por rádios como Mix FM 97.9 e Jovem Pan FM 101.3 (segmento jovem/pop); CBN FM 95.5 (jornalismo e esportes), Tribuna Soft FM 89.5 e FM Light FM 94.9 (adulto-contemporâneo), Rádio Tododia FM 106.5, Rede Aleluia FM 104.3, Melodia FM 99.3 e Novo Tempo FM 104.9 (religiosas); entre outras.

Nos próximos dias o Tudo Rádio vai detalhar o panorama atual da audiência em Maringá. Acompanhe a nossa redação.

Na capital

Em Curitiba a Mundo Livre FM 93.9 opera desde 2008 e aos poucos está evoluindo no mercado comercial da capital paranaense, sendo uma das apostas do grupo para os próximos anos. A expansão para Maringá reforça o bom momento vivido pela emissora na capital do estado, local onde a rádio mantém uma estabilidade confortável nos principais filtros da medição de audiência (Instituto Ibope). O projeto também ganha fôlego com o crescente apelo de projetos segmentados em locais específicos, fato que foi reforçado com o retorno e crescimento da 89 A Rádio Rock FM 89.1 ao dial FM de São Paulo (volta ocorrida no final de 2012), volta da Rádio Cidade FM 102.9 do Rio de Janeiro e a reestruturação da Ipanema FM 94.9 de Porto Alegre.

Além da Mundo Livre FM o grupo GRPCOM mantém a 98 FM 98.9 de Curitiba, emissora popular que está entre as primeiras colocadas no ranking de audiência curitibano (Instituto Ibope). O grupo é afiliado da TV Globo no Paraná.

Dial FM de destaque – Veja o alcance e ouça on-line as emissoras do Norte do Paraná (inclusive a novata Mundo Livre FM): clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/12377-mundo-livre-fm-esta-proxima-de-completar-o-seu-primeiro-ano-em-maringa