Quarta-Feira, 07 de Janeiro de 2015 @ 09:18

Emissora paraibana comemora 78 anos de fundação neste mês

João Pessoa – Rádio Tabajara AM é uma emissora pública que pertence ao governo paraibano

Publicidade
A Rádio Tabajara AM 1110 de João Pessoa, completa 78 anos neste mês. As primeiras transmissões da Rádio Tabajara, com 10 kW de potência, ocorreram em 25 de janeiro de 1937, quando surgiu a então Rádio Difusora do Estado (PRI 4), inaugurada pelo governador Argemiro de Figueiredo. 
 
Os primeiro equipamentos da rádio foram montados pela empresa Byington & Cia, que instalou os transmissores na Fazenda São Rafael, área onde, em 1985, foi inaugurada a atual sede da emissora. Em abril do mesmo ano, a emissora passou a ser denominada Rádio Tabajara, em homenagem aos índios Tabajara.
 
A primeira sede da Tabajara, construída na Rua Rodrigues de Aquino, no Centro de João Pessoa, foi demolida na década de 80 para se construir no local o então Fórum da Capital. Depois, a emissora funcionou por vários anos em um prédio na Avenida João Machado, ainda existente. Em 1985, o então governador Wilson Braga construiu e inaugurou a sede atual, localizada na comunidade São Rafael, bairro da Torre, local onde, em 1937, foram instalados os transmissores da rádio.
 
A ideia que originou a emissora surgiu da iniciativa de um grupo de amigos que, na década de 30, colocou no ar uma rádio artesanal: a Rádio Clube da Paraíba, que funcionou numa casa no bairro do Roger, nas imediações do Parque Arruda Câmara. Os amigos levaram a proposta para o governador e o Estado criou a Rádio Tabajara.
 
Cobertura de Copas – Nos seus 77 anos de história, a Rádio Tabajara fez coberturas de várias Copas do Mundo. Em 1982, na Espanha, foi enviado o repórter Marcondes Brito; em 1986, no México, o narrador foi Ivan Thomaz, com comentários de Fernando Heleno e reportagens de João de Sousa; na Itália, em 1990, a narração foi de Eudes Moacir Toscano, e a reportagem, de João de Sousa. Na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, a Tabajara enviou o correspondente João de Sousa, em parceria com a Rádio Clube de Pernambuco.
 

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/12423-emissora-paraibana-comemora-78-anos-de-fundacao-neste-mes