Segunda-Feira, 02 de Fevereiro de 2015 @ 11:27

Rede CBN deixa de contar com Belém na sua área de cobertura nacional

Belém – Grupo Liberal decidiu interromper a afiliação com a CBN no dial AM de Belém

Publicidade

O mês de fevereiro começou com mudanças no mercado de rádio da capital do Pará e também para a rede jornalística CBN. A CBN AM 900 encerrou as suas atividades no último dia 31 de janeiro, interrompendo assim a afiliação com a rede “all-news” controlada pelo Sistema Globo de Rádio. O Grupo Liberal, responsável pela CBN na capital paraense, substituiu a rádio jornalística pela programação popular/jornalística da Liberal AM 900, programação que assumiu o canal nesse domingo (1). Essa foi a segunda mudança realizada pelo Grupo Liberal na operação da CBN em Belém, situações contrárias ao que é vivido pela rede em outras praças. Acompanhe os detalhes:

No ar em 900 AM a CBN já atuava com o nome de O Liberal / CBN em Belém, alusivo ao grupo que a controlava localmente, ao jornal e também à antiga rádio que ocupava essa sintonia. Porém desde ontem (1) o grupo paraense resolveu retirar a programação da CBN do ar, interrompendo dessa forma a afiliação com a rede jornalística. A ação interrompe a possibilidade de retorno da CBN ao dial FM de Belém através do Grupo Liberal, já que a 900 AM é uma das rádios que optaram pela migração para a faixa FM (saiba mais). A saída também é contrária ao que ocorre em outras praças brasileiras, já que a CBN tem registrado uma forte expansão nacional com estréias de afiliadas (a última inauguração foi realizada em janeiro, com a CBN AM 1010 de Juiz de Fora – saiba mais).

Em janeiro de 2011 o Grupo Liberal encerrou a trajetória da CBN em FM na capital do Pará. Na ocasião o grupo paraense resolveu retirar a operação da CBN que estava em 90.5 FM, promovendo assim a estréia da Lib Music FM 90.5 (emissora voltada ao segmento adulto-contemporâneo). Com isso a CBN foi deslocada para a frequência 900 AM, que antes da mudança atuava como uma afiliada da Rádio Globo. Essa movimentação também era contrária à expansão da CBN por outras praças, emissora que desde 2011 passou a contar com operações em FM nos mercados de Salvador (Bahia), Fortaleza (Ceará), Ribeirão Preto (São Paulo), João Pessoa (Paraíba), Santos (São Paulo) e Blumenau (Santa Catarina), estréias ocorridas nos últimos três anos.

A CBN estava no ar em Belém desde 2008.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/12578-rede-cbn-deixa-de-contar-com-belem-na-sua-area-de-cobertura-nacional