Quinta-Feira, 16 de Abril de 2015 @ 10:47

Atualizado: Após completar 1 ano no ar, Rádio Pampa encerra suas atividades no FM de Porto Alegre

Porto Alegre – Mudança foi constatada pelos ouvintes na madrugada de hoje (16). Liberdade FM está em 96.7 FM

Publicidade

Atualizado - 18h48 - Por volta das 18h15 de hoje (16) a Liberdade FM deixou os 104.9 FM para operar exclusivamente em 96.7 FM. Quem assume a sintonia é a Princesa FM (saiba mais a seguir).

Uma notícia importante e inesperada para os ouvintes de FM da capital gaúcha. A Rede Pampa promoveu mais uma mudança nos projetos que ocupam os seus canais em Porto Alegre. Após completar 1 ano no ar em FM, a Rádio Pampa AM 970 teve as sua transmissão em FM encerrada a partir das primeiras horas de hoje (16). Com isso a programação jornalística que leva a marca do grupo fica restrita à faixa AM, enquanto a 96.7 FM passa a repetir a programação da Liberdade FM 104.9. Vale lembrar que a estréia da Rádio Pampa em FM ocorrida em abril de 2014 promoveu a ida da Eldorado FM para 97.5 FM (que estava em 96.7 FM) e a saída da Jovem Pan FM (ocupava a 97.5 FM).

A mudança em 96.7 FM foi constatada pelos ouvintes gaúchos a partir da meia-noite de hoje (16). A Rádio Pampa permaneceu no ar em FM até as 23h59 da quarta-feira (15) e já nas primeiras horas de quinta-feira a programação que assumiu a sintonia 96.7 FM foi da Liberdade FM. Isso encerra a trajetória de um ano da Rádio Pampa em FM, emissora jornalística que buscava um crescimento de audiência em Porto Alegre e região metropolitana. Conforme noticiado pelo Tudo Rádio no início do mês, a Rádio Pampa teve o seu melhor desempenho constatado entre o final de 2014 e início de 2015, quando superou as concorrentes diretas BandNews FM 99.3 e Rádio Guaíba FM 101.3 no ranking geral medido pelo Instituto Ibope, porém na medição divulgada em março houve um acirramento da disputa por espaços com a BandNews FM, além da distância para a Rádio Gaúcha FM 93.7 (saiba mais).

Em 96.7 FM a Liberdade FM volta a contar com uma estação com torre instalada em Porto Alegre para irradiar a sua programação, fato que não ocorria desde novembro de 2013 (saiba mais), quando deixou os 95.9 FM para promover a estréia da Rádio Grenal nessa sintonia. Outro detalhe é que a Liberdade FM (voltada a música popular / gaúcha) deixou de ser captada em 104.9 FM, dando espaço para a Princesa FM (outra marca da Rede Pampa). Em fevereiro passado a marca deixou de ser transmitida pela 101.9 FM de São Francisco de Paula (na Serra Gaúcha), substituída por uma grade temporária com o nome de 104 FM (leia sobre). Todas as emissoras citadas nesse parágrafo da matéria são controladas pela Rede Pampa.

A ida da Rádio Pampa para o FM em 1º de abril 2014 também marcou a saída da Jovem Pan FM do dial de Porto Alegre, emissora que estava na capital há 17 anos e ocupava posições de destaque na corrida por audiência na capital gaúcha (afiliada da rede paulista que era operada localmente pela Rede Pampa). Já a Eldorado FM após sair de 96.7 FM para operar em 97.5 FM manteve elevados índices de audiência na capital gaúcha, geralmente ocupando a vice-liderança geral no ranking do Instituto Ibope em boa parte desse período.

Por enquanto não foram informadas ou constatadas alterações na grade da Rádio Pampa, agora em AM.

Colaborações de Matheus Fraga e Patrick Oliveira

As rádios na Grande Porto Alegre e seus sinais – Veja e ouça a cobertura dessas e de outras rádios em Porto Alegre e região: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/13008-atualizado-apos-completar-1-ano-no-ar-radio-pampa-encerra-suas-atividades-no-fm-de-porto-alegre