Quarta-Feira, 26 de Agosto de 2015 @ 17:04

SETExpo 2015 | Rádio vive "Era de Ouro" nos Estados Unidos, afirma painel no SET Expo

São Paulo - Panorama do rádio norte-americano é positivo, segundo pesquisas recentes

Publicidade
O 2º Fórum Latino Americano de Negócios em Radiodifusão que é realizado em paralelo ao SET Expo promoveu a apresentação do "Panorama Internacional do Rádio", com destaque para a situação atual do meio nos Estados Unidos. Conforme noticiado recentemente pelo Tudo Rádio o rádio norte-americano alcançou mais de 245 milhões de pessoas e o painel revela um desempenho positivo de faturamento e consumo. O panorama foi demonstrado por Paulo Leite, José Luis Saca J. e Raúl Antillón.
 
Paulo Leite, consultor, afirma que o rádio é o veículo mais popular nos Estados Unidos e quando o assunto é "música" o meio tem a preferência da população norte-americana no consumo, com 55% da preferência. São 6.666 FMs comerciais nos Estados Unidos, além de 4.698 AMs, 4.091 estações FMs educativas e 1149 FMs de baixa potência. Outro destaque é o fato de pesquisas definirem as praticas comerciais, com os descontos variando conforme a audiência (estando em média 40% de desconto praticado com base na tabela cheia). Além disso a publicidade local ainda é a principal forma de comercialização.
 
 
Outro panorama interessante do rádio nos Estados Unidos é a presença do HD Rádio, que luta para crescer no mercado norte-americano. Nos modelos automotivos de 2016 vendidos por lá, 200 já apresentam a opção HD Rádio para o comprador. Mais de 2200 estações AM e FM operam com o sistema HD (rádio digital), além de 1600 canais alternativos na faixa FM (com mais programações, além do canal titular). Os dados foram apresentados por Paulo Leite, que também destacou o crescimento do rádio online (53% dos norte-americanos com mais de 12 anos -  143 milhões da população - ouvem rádio online pelo menos uma vez por mês. Boa parte dessa parcela são de jovens entre 12 a 24 anos).
 
Esse panorama dos Estados Unidos também foi apresentado por José Luis Saca J. (Presidente da Asociacion Salvadoreña de Radodifusores – ASDER). O painel também informou a importância que o rádio norte-americano dá para eventos para promover e monetizar os seus negócios.

Cobertura: Clique aqui para ler as notícias já publicadas sobre o SETExpo 2015 (em atualização)

Twitter: Clique aqui para ver as publicações do Tudo Rádio sobre o SETExpo 2015

 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/13792-setexpo-2015-radio-vive-era-de-ouro-nos-estados-unidos-afirma-painel-no-set-expo